Aprovada indicação de diretora para a Ancine



No novo cenário de convergência digital, as melhores possibilidades de expansão do audiovisual brasileiro estarão na televisão por assinatura, na telefonia móvel e na internet, por meio de serviços como vídeo por demanda. A previsão foi feita nesta terça-feira (17) por Vera Zaverucha, indicada para diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A indicação da Presidência da República recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

VEJA MAIS

- Esse novo cenário de redução das fronteiras leva a Ancine a um grande desafio: propor marcos regulatórios que possam dar conta desse novo cenário econômico e tecnológico - disse Vera.

Em sua exposição, a indicada previu que as indústrias de entretenimento e a da comunicação estarão dentre as maiores atividades econômicas mundiais nas próximas décadas. No Brasil, ressaltou, essas indústrias deverão ter uma taxa de crescimento de 8,8% ao ano até 2014, inferior apenas à da China. No entanto, observou, apenas 7% dos brasileiros frequentam salas de cinema, enquanto nos Estados Unidos e no Canadá a estimativa é de 67%. Além disso, observou, apenas 7% dos municípios possuem salas de exibição.

Em resposta a uma pergunta da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), sobre o que poderia ser feito para estimular o cinema no país, Vera citou o aumento do acesso da população às salas de exibição, o aumento da participação dos filmes brasileiros na televisão a cabo e o estímulo a maior regionalização da produção audiovisual brasileira. Ela concordou ainda com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que lhe pediu apoio a projeto de sua autoria que leva o cinema brasileiro às escolas de todo o país.

Ao elogiar a escolha de Vera Zaverucha, o senador José Agripino (DEM-RN) recordou a sua participação na criação da Ancine. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou "a vocação e a militância" da diretora indicada na área do audiovisual. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lembrou que jovens cineastas da Bahia, estado de diretores como Glauber Rocha, encontram dificuldades para obter financiamento a seu trabalho. A senadora Ana Rita (PT-ES) elogiou o Prêmio de Emulação Socialista - Trabalhadora de Vanguarda, oferecido à diretora indicada pelo Instituto Nacional do Cinema da República Popular de Moçambique. Por sua vez, a senadora Ângela Portela (PT-RR) manifestou a sua preocupação com o crescimento da pirataria de filmes no Brasil.

A indicação (contida na Mensagem 61/11) teve o voto favorável de seu relator, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).



17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada indicação de Rosana Alcântara para diretora da Ancine

Vera Zaverucha é aprovada para o cargo de diretora da Ancine pelo Plenário

Aprovada indicação de Sérgio Henrique Sá Leitão para diretor da Ancine

Aprovada indicação de Sérgio Henrique Sá Leitão para diretor da Ancine

Aprovada indicação do diretor da Ancine

Aprovada indicação de Luciana Pires Dias para diretora da CVM