Aprovada na CI indicação de João Batista de Rezende para direção da Anatel
A indicação do nome do economista João Batista de Rezende foi aprovada, nesta quinta-feira (7), pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), para integrar o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O currículo de João Batista, que ainda será apreciado em Plenário, foi analisado em sessão secreta da CI no dia 23 de abril e, nesta quinta-feira, os senadores que integram a comissão sabatinaram o indicado e votaram a indicação encaminhada pela Presidência da República.
Atualmente, o candidato ao cargo na Anatel é chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Também é membro do Conselho de Administração da Transpetro - Petrobrás Transporte S.A. e do conselho fiscal da empresa Binacional Alcântara Cyclone Space. Entre os inúmeros cargos pelos quais passou, destacam-se o de secretário de Fazenda de Londrina (PR), professor de pós-graduação em economia e autor de dois livros: "Reforma e Política Tributária" e "Economia Real: uma análise crítica da economia brasileira".
Em sua exposição perante a comissão, João Batista ressaltou que, como especialista em telecomunicações, participou, durante sua vida profissional, dos principais debates sobre o setor. Destacou também os desafios propostos à Anatel no combate aos desequilíbrios regionais, principalmente com relação à universalização dos serviços telefônicos e ao acesso à banda larga.
Durante a sabatina, vários senadores se revezaram para elogiar o currículo do candidato e fazer perguntas sobre o papel da Anatel, bem como sobre a autonomia e independência da agência para fiscalizar o setor e defender os interesses da sociedade. Também discorreram sobre reivindicações e preocupações específicas aos estados que representam. Perguntas sobre telefonia móvel celular, Internet, banda larga, rádios comunitárias e piratas, entre outras, também foram feitas ao especialista.
07/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma pede recondução de João Batista de Rezende à Anatel
Ex-conselheiro João Rezende será novo presidente da Anatel
Aprovada indicação de Pagot para direção geral do DNIT
Aprovada indicação de Pagot para direção geral do DNIT
Aprovada indicação para conselho da Anatel
Aprovada indicação de Cláudio Passos Simão para a direção da Anac