Aprovada na Comissão de Educação homenagem a Franco Montoro



Com parecer favorável do senador Pedro Piva (PSDB-SP), a Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (16) projeto que dá ao aeroporto de Guarulhos a denominação Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. O relator ressaltou a contribuição de Franco Montoro ao país, ao longo da sua vida pública, como vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, governador e ministro do Trabalho.

- A formação intelectual de Montoro, seus trabalhos nas áreas de Direito e Filosofia, sua incondicional contribuição (nos mais de 50 anos de luta) para a valorização da cidadania fazem dessa homenagem um ato de reconhecimento e justiça a um dos filhos mais ilustres de São Paulo - afirma o relator em seu parecer.

Durante os debates, os senadores enfatizaram o papel de Franco Montoro no aperfeiçoamento das instituições e na discussão das grandes questões nacionais. O senador José Fogaça (PPS-RS) lembrou o empenho de Montoro em favor da instalação do parlamentarismo no Brasil, e suas articulações em prol da criação da comunidade latino-americana, para a qual defendia um parlamento específico.

Nabor Júnior (PMDB-AC) lembrou as negociações que o ex-governador realizou no período dos governos militares para a superação do regime autoritário, no que foi apoiado por Romeu Tuma (PFL-SP): "Ele desempenhou um papel de equilíbrio e tolerância em um período difícil da vida nacional, buscando superar uma fase difícil para o país", afirmou.

O senador Romero Jucá (PSDSB-RR) observou que Montoro destacou-se como um "aguerrido defensor da democracia cristã", enquanto Álvaro Dias (PDT-PR) disse que Montoro "desautoriza as generalizações negativas com a classe política".

Mauro Miranda (PMDB-GO) disse que ao dar o nome de Franco Montoro ao aeroporto de Guarulhos o Senado estava contribuindo para que a juventude saiba que existiu um homem "probo e correto" como o ex-governador de São Paulo.

TELECOMUNICAÇÕES

A Comissão de Educação vai realizar nessa quarta-feira (17), às 10h, audiência pública para discutir o projeto que introduz modificações na Lei nº4.117, que institui o Código Brasileiro de Telecomunicações.

Conforme proposta encaminhada pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), autor do requerimento para a audiência pública, estão convidadas para participar da audiência pública Jurandir Antônio Francisco, secretário de Estado da Cultura do Mato Grosso; Paulo Tonet de Camargo, diretor institucional da Rede Brasil Sul (RBS); Flávio Cavalcanti Júnior, diretor do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e Elizabete Pinho de Azevedo Souza, secretária-geral do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro.

16/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembléia Legislativa inaugura monumento em homenagem a Franco Montoro

Homenagem: Espaço Cidadania é batizado com nome de Franco Montoro

SENADO FARÁ SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM A FRANCO MONTORO

Homenagem: Espaço Cidadania é batizado com nome do ex-governador Franco Montoro

(Flash) - Monumento A Cultura Democrática é inaugurado em homenagem ao ex-governador Franco Montoro

Tuma homenageia Franco Montoro