Tuma homenageia Franco Montoro



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou a memória do ex-senador André Franco Montoro, falecido em 1999, ao relatar sua participação em solenidade de inauguração do Monumento à Cultura Democrática, defronte à Assembléia Legislativa de São Paulo, onde se encontra uma estátua do ex-senador. Para Tuma, Montoro se transformou em "ícone do Estado democrático de direito".

Tuma lembrou que, em 1995, proferiu palestra no curso intensivo de correspondentes de guerra ao lado do então governador de São Paulo, Franco Montoro, que falou sobre a disponibilidade de água e suas implicações no futuro da humanidade.

- Aos 79 anos de idade, comportava-se como jovem idealista, lúcido, aguerrido e apto a agitar uma platéia pontilhada de intelectuais e trabalhadores da imprensa, a ponto de distribuir dezenas de folhetos, como se panfletos fossem, sobre suas idéias de como aproveitar os recursos hídricos sem os esgotar, sem ameaçar a vida sobre a Terra e sem os utilizar como meio de opressão - afirmou o senador.

Tuma também revelou que, nessa mesma ocasião, Montoro lhe confidenciou ter adotado, desde o início da carreira política, uma linha de conduta da qual não se arredava, pois lhe permitia, por meio de pura persuasão, obter todo o apoio de que necessitasse. Segundo o senador essa linha de conduta consistia em nunca defender uma idéia utilizando frases negativas e a palavra não. "Tal confidência valeu-me por uma autêntica aula", confessou.

17/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dezoito Consegs recebem prêmio Franco Montoro

Reconhecimento: 18 Consegs recebem prêmio IV Franco Montoro

Aeroporto de Guarulhos ganha o nome de Franco Montoro

Aprovada na Comissão de Educação homenagem a Franco Montoro

Simon destaca trajetória política de Franco Montoro

Goldman participa de lançamento de livro sobre Franco Montoro