Aprovada Política Nacional de Incentivo ao Cultivo do Bambu



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou em decisão terminativa , nesta terça-feira (7), projeto de lei da Câmara (PLC 326/09) que institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB). Na avaliação do relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o bambu pode, mediante emprego de técnicas adequadas de manejo, dar contribuição significativa ao processo de desenvolvimento sustentável.

Além de estabelecer o desenvolvimento de polos de manejo sustentado, cultivo e beneficiamento de bambu, especialmente nas áreas onde a espécie é nativa, a proposta prevê a oferta de crédito rural, assistência técnica e certificado de origem e qualidade dos produtos destinados à comercialização. Incentivo ao processamento de bambu em unidades familiares de produção e a parcerias com entidades públicas e privadas para maximizar a produção e o comércio da cultura e de seus derivados também são metas traçadas pelo PLC 326/09.

No voto favorável ao projeto, Rodrigo Rollemberg lamentou que a exploração de bambu no país ainda se dê nos moldes de extrativismo tradicional. Segundo observou, limitações nas pesquisas sobre manejo e aplicações do bambu têm emperrado a expansão do cultivo, que poderia dar uma importante contribuição para a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Iara Altafin e Simone Franco / Agência Senado

07/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sancionada política nacional de incentivo ao cultivo do bambu

CAE aprova política para incentivar cultivo do bambu

Agricultura aprova criação de política para incentivar cultivo do bambu

Agricultura aprova criação de política para incentivar cultivo do bambu

Senadores analisam criação de política para incentivar cultivo do bambu

Agricultor familiar poderá plantar bambu com incentivo do governo