Aprovada proposta de fundo de apoio à agricultura familiar



Os países que integram o Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - poderão criar o Fundo de Fomento da Agricultura Familiar e Comunitária. Uma proposta de recomendação com este objetivo foi aprovada na noite de segunda-feira (8) pelo Parlamento do Mercosul, em Montevidéu. O texto será enviado ao Conselho do Mercado Comum, órgão máximo do bloco, composto por ministros de Relações Exteriores e de Economia dos quatro países.

O objetivo do fundo, segundo a proposta, é o de "fomentar o desenvolvimento político, social, cultural e econômico das comunidades camponesas, com um enfoque intercultural e ambiental, propiciando formas de associação entre essas entidades e os governos locais".

O parlamento decidiu também declarar como sendo de interesse regional o projeto Promoção da Agricultura Familiar e Comunitária nos países membros do Mercosul, formulado pela Rede de Organizações Comunitárias e Sociais do bloco. O projeto estimula o uso sustentável da água, a formulação de políticas públicas para promoção da agricultura familiar e o desenvolvimento de uma "cidadania participativa" entre os produtores familiares.

Os autores da proposta, os parlamentares paraguaios Ignacio Mendoza Unzain e Alfonso Gonzalo Núñez, observaram que as atuais circunstâncias mundiais - "tendo no horizonte a crise provocada pelo aumento dos preços dos alimentos e pelas mudanças climáticas" - torna obrigatória a adoção de políticas públicas de alcance nacional e regional, destinadas à promoção da agricultura familiar e comunitária.

A proposta de recomendação será analisada pelo Conselho do Mercado Comum, que poderá transformá-la em uma Decisão do Mercado Comum. Neste caso, ela seria enviada aos Parlamentos dos países que integram o bloco para ser ratificada. Somente depois disso poderá tornar-se lei em todo o Mercosul.



09/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta que beneficia proprietário parceiro da agricultura familiar

Aprovado Fundo de Agricultura Familiar do Mercosul

Isenção de IPI na compra de equipamentos para agricultura familiar é aprovada na CAE

Minas inaugura centros de apoio à agricultura familiar

Renan destaca necessidade de apoio à agricultura familiar

APROVADA PELA CAE LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA AGRICULTURA FAMILIAR