Aprovada proposta de integração de malha ferroviária



Matéria retificada em 25/02/2010 às 19h29

VEJA MAIS

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou, em reunião nesta quinta-feira (24), dois projetos que promovem alterações no sistema de transporte ferroviário brasileiro. O primeiro tem por objetivo fortalecer a integração da malha ferroviária brasileira e o outro dispõe sobre uso de espaço publicitário nas estações de trem e metrô.

A primeira proposição acolhida (PLS 185/09) estabelece que os futuros contratos de concessão ferroviária contemplem o direito de todas as concessionárias utilizarem, como passagem, os trilhos de outras concessionárias. De acordo com o relator da proposição, senador Eliseu Resende (DEM-MG), a medida permitirá que a infraestrutura ferroviária administrada por uma concessionária seja compartilhada com outra.

O projeto é originário da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e deve, na opinião do relator, facilitar uma efetiva integração da malha ferroviária do país, agilizando o transporte de cargas, reduzindo os custos de manuseio e as perdas ou avarias nas cargas. Além disso, a proposta também acrescenta artigo para regulamentar a revisão das tarifas praticadas, que devem levar em conta a produtividade das empresas. A matéria agora será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Publicidade

O outro projeto (PLC 201/09), oriundo da Câmara e relatado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), define que as empresas de transportes ferroviário e metroviário deverão utilizar parte dos recursos que obtiverem com a venda de espaços publicitários - em terminais, estações e paradas - para subsidiar as tarifas. De acordo com a justificação do projeto, o número de pessoas que transita pelos terminais é elevado, o que torna os espaços publicitários ali dispostos privilegiados para a divulgação de mensagens publicitárias. O projeto passa a tramitar agora em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Rio + 20

Durante a reunião da CI, o presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL) informou que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou proposta para que o Brasil sedie, em 2012, a Conferência Mundial de Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20. O evento será realizado nos moldes de uma revisão da Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A proposição foi sugerida por Collor. Ele mencionou que o encontro ocorrerá no ano em que o Protocolo de Kioto deixará de valer.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado



25/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova proposta de integração da malha ferroviária

Aproveitamento da malha ferroviária é debatido em SE

ANTT discute em Campos aproveitamento da malha ferroviária

ANTT discute malha ferroviária em Montes Claros (MG)

Malha ferroviária do Nordeste será recuperada, diz Renan

CMA vota requerimento para debate sobre malha ferroviária no Sul