Malha ferroviária do Nordeste será recuperada, diz Renan



O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta sexta-feira (5) que recebeu -boas notícias- do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e do empresário Benjamin Steinbruch, acionista majoritário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que esteve em seu gabinete, de que o trecho da malha ferroviária do Nordeste que liga Recife (PE) a Propriá (SE) será recuperado, depois que fortes chuvas interromperam o escoamento da produção regional por aquela via.

- Ouvi do ministro que o governo federal quer reativar o transporte ferroviário no país, com projetos como a Transnordestina e uma série de outras iniciativas que vão interligar o Nordeste ao Sudeste. Isso é essencial para o escoamento da produção de açúcar e álcool da região e para garantir ganhos de competitividade - afirmou o senador, lembrando que, em entrevista concedida por Ciro Gomes ao jornal Valor Econômico, o ministro afirmou que a BNDES Participações S.A. aumentará sua participação acionária na CSN.

Em resposta ao senador Pedro Simon (PMDB-RS), que perguntou se a concessão de ferrovias não havia alcançado bons resultados, Renan disse que a privatização da malha ferroviária nordestina, atualmente sob concessão da Companhia Ferroviária do Nordeste, não resolveu os problemas do setor, que só agora deve receber novos investimentos privados. Renan afirmou que, desde agosto de 2000, o tráfego entre o Nordeste e o Sul do país está interrompido na altura do município de Palmares, em Pernambuco, devido às fortes chuvas ocorridas naquele período.

O senador observou que o setor ferroviário é estratégico e que o Brasil já teve quase 40 mil quilômetros de ferrovia - atualmente são cerca de 28 mil quilômetros, dos quais sete mil não levam a lugar algum devido ao seu estado de deterioração. E lembrou as reportagens que estão sendo veiculadas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrando a situação das ferrovias brasileiras. -Uma história que mistura desperdício de dinheiro, falta de planejamento e um saudosismo profundo-, avaliou.

Dívida

Na parte final de seu pronunciamento, Renan afirmou que conversaria com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que estaria no Congresso nesta sexta-feira, sobre a renegociação das dívidas agrícolas dos pequenos produtores rurais do semi-árido nordestino, cujos empréstimos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) até agora não foram repactuados.

- A produção do semi-árido foi completamente destruída. Os produtores não tinham recursos para adiantar o valor solicitado na renegociação - relatou, acrescentando que agora a expectativa de solução é a melhor possível. O senador reconheceu todo o empenho da senadora Heloísa Helena (PT-AL) em solucionar esse endividamento, que deve entrar no projeto de seguro agrícola que está sendo relatado pelo senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA). Heloísa Helena protestou mais uma vez em relação ao atraso com que os senadores estão solucionando essa questão, porque não aceitaram as suas emendas.



05/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros reclama do abandono da malha ferroviária do Nordeste

Aproveitamento da malha ferroviária é debatido em SE

Aprovada proposta de integração de malha ferroviária

ANTT discute em Campos aproveitamento da malha ferroviária

ANTT discute malha ferroviária em Montes Claros (MG)

Comissão aprova proposta de integração da malha ferroviária