Aprovada recriação de entidade para fiscalizar fundos de pensão



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (13), projeto que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Previdência. A autarquia cuidará da fiscalização e da supervisão das atividades dos fundos fechados de previdência, funções atualmente exercidas pela Secretaria de Previdência Complementar, órgão desse mesmo ministério.

Na opinião do relator da matéria (PLC 136/09), senador Romero Jucá (PMDB-RR), o projeto reestrutura e melhora as condições de arrecadação dos fundos de pensão. Hoje, explicou ele, existe uma secretaria ligada ao Ministério da Previdência, que está sendo transformada na Previc para ter mais autonomia e condições de fiscalização.

Por meio de medida provisória, o governo realizou em 2004 a primeira tentativa de criar a Previc. A autarquia chegou a funcionar por cinco meses, mas foi desativada depois que a proposta (MP 233/04) perdeu sua validade. Embora aprovada na Câmara dos Deputados a MP não foi examinada pelo Senado dentro do prazo de 120 dias definido pela Constituição. O texto do projeto aprovado na CAE foi encaminhado pelo Executivo e aprovado na Câmara em junho deste ano, na forma do substitutivo.

Na CAE, a proposta foi aprovada após a concordância de retirada, pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), de quatro emendas de sua autoria, com o compromisso de Jucá de que elas serão incorporadas na primeira medida provisória a ser encaminhada pelo Executivo tratando de questão tributária após a sanção da matéria.

O líder do governo argumentou haver necessidade de aprovar e sancionar o projeto ainda este ano para que a Previc possa funcionar com as taxas que a própria entidade vai arrecadar. Segundo Jucá, as emendas de Heráclito são boas, propondo, entre outras iniciativas, a sabatina dos indicados pelo Executivo para direção do órgão e a prestação das contas da Previc junto ao Senado .

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) confirmou o apoio do partido à posição de Heráclito Fortes. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) disse que as emendas de Heráclito são altamente meritórias e que vai ajudar a aprová-las quando encaminhadas por meio de medida provisória, segundo o acordo firmado por Jucá com o governo.

A proposta será encaminhada ainda para as comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Gorette Brandão e Denise Costa/Agência Senado



13/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada recriação de autarquia para fiscalizar fundos de pensão

Senado aprova recriação de estrutura para fiscalizar fundos de pensão

Proposta do governo recria a Previc, entidade que deve fiscalizar fundos de pensão

CFC CRIOU SUBCOMISSÃO PARA FISCALIZAR FUNDOS DE PENSÃO

CFC CRIA SUBCOMISSÃO PARA FISCALIZAR FUNDOS DE PENSÃO

CAE examina criação da Previc, que vai fiscalizar fundos de pensão