Aprovado o nome de Leôncio Feitosa para a ANS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quinta-feira (15), por 14 votos a favor e duas abstenções, parecer favorável à indicação de José Leôncio de Andrade Feitosa para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A mensagem presidencial com a indicação será agora examinada pelo Plenário.

Em seu depoimento inicial à comissão, Leôncio Feitosa disse que a ANS precisa ter maior poder político e financeiro. Somente dessa maneira, observou, a agência estaria aparelhada para desenvolver um trabalho de melhor qualidade e com maior visibilidade para todos os consumidores, principalmente no que se refere aos planos de saúde. Ele também defendeu a ampliação do quadro de pessoal da ANS.

Uma das principais atribuições dessa agência reguladora, autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, é a de fiscalizar e controlar os planos de saúde, além de defender os 35 milhões de usuários desses planos.

O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) disse ser chegada a hora de as agências reguladoras, a exemplo da ANS, se firmarem como entidades capazes de cumprir as suas atribuições constitucionais. Mas para que isso ocorra, condicionou, será necessário garantir às agências qualificação profissional e constante reciclagem de pessoal, além de maiores recursos federais. Leôncio Feitosa concordou com as observações do senador.

O médico disse, ainda, em resposta ao senador Aelton Freitas (PL-MG), que, como diretor da ANS, irá lutar pela ampliação da cobertura dos planos de saúde e buscar melhores condições para que os cidadãos da terceira idade tenha acesso a planos de saúde mais baratos.

Durante a reunião, o senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu uma saúde pública de qualidade. Leôncio Feitosa concordou e observou ser intenção do governo garantir melhores condições de saúde à população. Mas isso só será possível, conforme notou, por meio da alocação de maiores recursos para o setor e de gestão ilibada.

Patrícia Gomes (PPS-CE), Mão Santa (PMDB-PI), Augusto Botelho (PDT-RR) Iris de Araújo (PMDB-GO) e Lúcia Vânia ( PSDB-GO) também participaram dos debates, todos destacando as qualidades profissionais e éticas de Leôncio Feitosa.



15/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vota indicação de Leôncio Feitosa para Agência Nacional de Saúde

Aprovado nome de novo ministro para STJ

Aprovado nome de Marcos Martins Torres para STM

Aprovado o nome de Edson Ferreira para a Adene

Aprovado o nome de Edson Ferreira para a Adene

Aprovado por unanimidade nome de William Barros para o STM