Aprovado o nome de Edson Ferreira para a Adene



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (16), por unanimidade, parecer do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) favorável à mensagem presidencial indicando o nome do administrador de empresas Edson José Fernandes Ferreira para exercer o cargo de diretor da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), criada para substituir a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A mensagem segue agora para votação no Plenário do Senado.

Em sua exposição inicial, Edson Ferreira, ex-diretor da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), disse que a questão do desenvolvimento do Nordeste precisa ser tratada sob uma visão sistêmica, devido às dificuldades que a região apresenta, com destaque para a seca. Por isso, ele entende que o governo deve priorizar o setor industrial nordestino, como forma de a região gerar emprego e renda.

Ferreira destacou o crescimento da indústria têxtil e o fortalecimento do turismo, mas apontou algumas deficiências do Nordeste, entre as quais a precariedade dos transportes e da energia, a descapitalização das empresas e a pouca expressão econômica, além das precárias condições sociais. Para enfrentar esse quadro, Edson Ferreira pregou uma nova política de desenvolvimento regional, a começar pela distribuição de água para o interior nordestino.

O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) observou que o desenvolvimento regional depende -da vontade política de governo-. A seu ver, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já demonstrou que possui essa vontade e que adotará medidas que beneficiarão o Nordeste e a sua gente.

Os senadores César Borges (PFL-BA) e José Jorge (PFL-PE) defenderam a recriação da Sudene. O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), também disse que a Sudene deve ser recriada, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento nordestino. Mas observou que a proposta de reforma tributária, a ser votada nesta semana em segundo turno pelo Senado, abrirá caminho para o crescimento do Nordeste. Os senadores José Agripino (PFL-RN) e Mão Santa (PMDB-PI) aplaudiram a indicação de Edson Ferreira para a Adene.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado o nome de Edson Ferreira para a Adene

Aprovado diretor-geral da Adene

Aprovado o nome de Leôncio Feitosa para a ANS

Aprovado nome de novo ministro para STJ

Aprovado nome de Marcos Martins Torres para STM

Aprovado por unanimidade nome de William Barros para o STM