Aprovado projeto que explicita itens do uniforme escolar obrigatório



Em turno suplementar, a Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (18) parecer do senador Romeu Tuma (DEM-SP) favorável a emenda do senador Flávio Arns (PT-PR) que explicita os itens que deverão compor o uniforme estudantil obrigatório dos alunos da educação básica nas escolas públicas de todo o pais. Esses itens são: calçado, meia, calça ou equivalente, camisa ou equivalente e boné.

Dessa forma, complementa-se a proposta (PLS 145/07) do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), já aprovada em turno anterior na comissão, que trata da obrigatoriedade de uso dos uniformes estudantis padronizados.

Ao justificar a emenda, Flávio Arns argumentou que o objetivo é garantir que os sistemas de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, ao definirem os itens que comporão o uniforme escolar, garantam o fornecimento desses itens básicos, com as características específicas de cada região, tendo a liberdade de acrescentar itens que considerarem necessários.

Pelo projeto de Lucena, será instituído o Programa Nacional de Uniforme Escolar com o objetivo de complementar as despesas decorrentes da aquisição dos uniformes pelos governos estaduais e municipais. Por emenda de Ideli Salvatti (PT-SC), será proibida propaganda nos uniformes escolares.

Avaliação seriada

Ideli Salvatti pediu vista de parecer do senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) sobre projeto (PLS 116/06) de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destinado a incluir programas de avaliação seriada anual nos processos seletivos das universidades públicas.

A senadora argumentou que pediu vista para unir ao projeto de Cristovam Buarque proposta do senador Sibá Machado (PT-AC) que também disciplina o ingresso na educação superior e para a qual Geraldo Mesquita, no seu parecer, pede rejeição. Ideli Salvatti argumentou também que a Câmara dos Deputados discute no momento sugestões para a reforma universitária nas quais o assunto está incluído.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pediu vista do parecer do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) a projeto de lei da Câmara (PLC 075/06) que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura na educação básica.

18/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Metrô: Na estação Sé, a “História do uniforme escolar no Brasil”

Metrô: Na estação Sé, a “História do uniforme escolar no Brasil”

Ipem-SP autua 23 estabelecimentos por irregularidades na venda de uniforme escolar

Programa de uniforme escolar do Governo de São Paulo beneficia mais dois mil alunos

Cícero Lucena cobra fornecimento de uniforme escolar aos alunos da rede pública de ensino

Aprovado pela CAE projeto que cria seguro obrigatório para corretor