Aprovado projeto que inclui atividade física como fator determinante da saúde



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (7), o projeto que inclui na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90) a atividade física como um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde. A matéria foi votada em turno suplementar por ter sido aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em forma de substitutivo.

Com a modificação, a Lei Orgânica da Saúde passará a expressar como determinantes e condicionantes da saúde a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso a bens e serviços especiais. Essa lei ainda afirma que "os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País"

Na justificação da proposta, a autora, a deputada Sueli Vidigal (PDT-ES),  explica que as políticas de saúde não consideram e nem financiam a atividade física como um recurso para a obtenção da saúde – de forma terapêutica ou preventiva.

O texto original do projeto de lei da Câmara (PLC 46/2011) também propõe alterar a ordem em que aparecem expressos os fatores de saúde, bem como excluir o transporte da relação de elementos determinantes e condicionantes da saúde. Em seu substitutivo, o relator da matéria, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), decidiu manter o transporte como um desses fatores.

Iara Farias Borges



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei poderá considerar atividade física como fator determinante da saúde

Projeto aprovado institui 1º de setembro como dia do profissional de educação física

Dia do Coração: saiba como incluir atividade física na sua rotina

Hábitos como alimentação saudável e atividade física diminuem incômodos da menopausa

Saúde: 78% dos moradores da região de Campinas praticam atividade física diariamente

Saúde: Estudo mostra que 75% dos paulistas praticam atividade física diariamente