Aprovado projeto que moderniza a gestão do plano de saúde dos servidores do Senado



Em regime de urgência, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 55/2011, que moderniza a gestão do Sistema Integrado de Saúde (SIS) - plano de assistência médica dos servidores efetivos e comissionados da instituição e de seus dependentes.

O projeto, aprovado pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), institui um novo regulamento para o SIS, atualmente com quase 15 mil beneficiários.

A aprovação do projeto foi recomendada pela relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu o conselho de supervisão do sistema e comandou, em 2011, um grupo de trabalho criado para analisar o equilíbrio econômico-financeiro e patrimonial do serviço.

Marta Suplicy avalia que o plano de saúde do Senado tem hoje dois desafios pela frente: o crescimento das despesas, motivado pela elevação dos custos dos procedimentos médicos, e o aumento da idade média dos beneficiários. Daí a necessidade de se dotar o SIS de mecanismos informatizados de controle e análise de receitas e despesas, capazes de gerir eventuais pressões de custos.

Antes da aprovação do novo regulamento, mudanças já haviam começado a ser feitas na assistência médica do Senado. Em 2011, a Comissão Diretora baixou ato reajustando as contribuições mensais e estabelecendo uma cobrança individualizada por usuário, com valor variável em função da faixa etária.

A mesma medida excluiu ainda cerca de três mil dependentes - beneficiários que perderam o direito à cobertura do SIS pelo fato de já terem ultrapassado a maioridade civil (21 anos) ou o limite de 24 anos admitido para os dependentes estudantes.



08/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado modernizará gestão do seu plano de saúde

Aprovado projeto que obriga plano de saúde a realizar cirurgia reparadora de mama

Aprovado projeto que proíbe teste genético para ingresso em plano de saúde

Aprovado projeto que torna públicas informações sobre servidores do Senado

Aprovado plano de carreira dos servidores da Câmara

Servidores do sistema prisional terão cursos em Gestão em Saúde