APROVADO REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE MANABU MABE



Por iniciativa do senador Romeu Tuma (PFL-SP), o plenário do Sendo aprovou hoje (dia 23) requerimento para inserção em Ata de voto de pesar e apresentação de condolências à família, ao governo de São Paulo e ao Masp, pela morte do pintor abstracionista Manabu Mabe.

- Quero registrar e lamentar a morte de um grande homem e de um grande amigo, que tantas vezes emprestou destaque ao nome de nosso país no exterior. É um desaparecimento que cobre de luto o mundo das artes - disse Tuma, ao defender seu requerimento.

Romeu Tuma traçou um perfil biográfico do pintor, lembrando que Mabe nasceu em 1924, em Kumamoto, sul do Japão, tendo emigrado com a família para o Brasil aos dez anos de idade. Disse que foi em 1959 que o pintor teve seu talento reconhecido, iniciando uma trajetória internacional.

Ele afirmou também que, paralelamente à sua carreira, Manabu Mabe nunca deixou de participar das atividades artísticas da comunidade nipo-brasileira, sendo um dos mais assíduos dentro do Grupo Seibi. Lembrou que, em junho deste ano, o pintor realizou sua última exposição individual em Kumamoto, tendo, no retorno ao Brasil, recebido a visita da imperatriz Michico. Conforme Tuma, Manabu Mabe fez mais de 80 exposições, tornando-se um dos expoentes da pintura contemporânea brasileira.



23/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado requerimento de pesar pela morte da mãe de Serys

Aprovado requerimento de pesar pela morte de Océlio de Medeiros

Aprovado requerimento de pesar pela morte de cientista baiano

Aprovado requerimento de pesar pela morte de dono da Schincariol

Aprovado requerimento de pesar pela morte de Gilvam Rocha

APROVADO REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE ADOLFO OLIVEIRA