Aprovado requerimento de pesar pela morte do sindicalista Aldanir Carlos dos Santos



O Plenário aprovou nesta terça-feira (27) requerimento de pesar, de autoria do senador Geraldo Cândido (PT-RJ), pela morte de Aldanir Carlos dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Energético do Rio de Janeiro (Sinergia) e integrante da Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Aldanir, fundador do Coletivo Anti-Racismo da CUT, dirigente do Movimento Negro Unificado e membro do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, foi assassinado na noite de sábado quando saía de um ato em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Geraldo Cândido acredita na hipótese de que Aldanir tenha sido assassinado por razões políticas devido à sua enérgica participação em movimentos sociais. Aldanir, conforme informou o senador, é o sexto sindicalista da CUT assassinado no Rio de Janeiro nos últimos 15 anos.

- Pela sua trajetória de vida e de luta em defesa da classe trabalhadora contra a discriminação e a intolerância, e por sua participação incansável nos movimentos sociais, Aldanir é para todos nós, do Rio de Janeiro e do resto do país, exemplo de homem que soube dar sentido à palavra socialismo - ressaltou.

27/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado requerimento de pesar pela morte da mãe de Serys

Aprovado requerimento de pesar pela morte de Océlio de Medeiros

Aprovado requerimento de pesar pela morte de cientista baiano

Aprovado requerimento de pesar pela morte de dono da Schincariol

Aprovado requerimento de pesar pela morte de Gilvam Rocha

APROVADO REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE ADOLFO OLIVEIRA