Aprovado selo verde para produtos sustentáveis da Amazônia



Projeto que cria o Selo Verde Preservação da Amazônia, com o objetivo de atestar a adequação ambiental de produtos da Zona Franca de Manaus, de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e de Áreas de Livre Comércio, localizadas na Região Amazônica, foi aprovado nesta terça-feira (14) pela Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O selo ajudará o consumidor a escolher produtos fabricados a partir de processos que reduzam o impacto sobre o meio ambiente, incentivando o chamado consumo sustentável.

No projeto original (PLS 185/2011), sua autora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), propunha que o selo verde se limitasse a produtos da Zona Franca de Manaus, mas o senador Jorge Viana (PT-AC) apresentou emenda ampliando o alcance para produtos oriundos das ZPEs e de Áreas de Livre Comércio, na Amazônia.

O relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), acolheu a sugestão de Jorge Viana e acrescentou outras, para fazer ajustes de redação e de técnica legislativa.

De acordo com o projeto, são considerados produtos ambientalmente adequados “aqueles que cumprem, nas etapas de produção, transporte e comercialização os preceitos éticos e normativos da proteção ambiental”.

Para receber o Selo Verde Preservação da Amazônia, o produto deve ser fabricado de acordo com a legislação ambiental e sem exercer pressão sobre a floresta. Deve ser produzido com baixo consumo de energia, água e outros insumos, além de baixa ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa ou que afetem a camada de ozônio.

Também deve ter boa durabilidade e prever a possibilidade de reuso ou reciclagem do próprio produto e de sua embalagem. O fabricante do produto poderá utilizar o selo verde em peças publicitárias ou outras formas de divulgação.

Como foi aprovado na forma de substitutivo, o texto terá que ser votado em turno suplementar pela comissão.



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA vota projeto que cria selo verde para produtos sustentáveis da Amazônia

Amazônia: empresas com produtos ambientalmente adequados poderão receber 'selo verde'

USP utilizará micros ambientalmente sustentáveis e com "selo verde"

Comissão do Meio Ambiente vota criação do Selo Verde da Amazônia Legal

Produtos da Amazônia terão selo do Inmetro

Caixa lança linha de crédito verde para atividades sustentáveis