Amazônia: empresas com produtos ambientalmente adequados poderão receber 'selo verde'



As empresas da Zona Franca de Manaus que oferecem produtos ambientalmente adequados, segundo os princípios do desenvolvimento sustentável, poderão receber das autoridades públicas o selo verde “Preservação da Amazônia”. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 185/2011, que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deve analisar na terça-feira (7), em reunião marcada para as 11h30.

VEJA MAIS

Da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o projeto considera produtos ambientalmente adequados os que cumprem, nas etapas de produção, transporte e comercialização, os preceitos éticos e normativos da proteção ambiental. Na justificativa do projeto, a senadora diz ser preciso incentivar o setor produtivo no rumo do desenvolvimento sustentável.

Para Vanessa Grazziotim, mais eficaz do que medidas de caráter punitivo e mais efetiva do que ações destinadas a coibir as más práticas ambientais, é a adoção de medidas que previnam a ocorrência dos danos por meio da educação, da informação e do convencimento, buscando a adesão voluntária de todos no esforço preservacionista.

Isso ocorre, de acordo com a senadora, porque cada vez mais a sociedade toma consciência do valor dos recursos ambientais e da necessidade de maior justiça social, para a sua própria sobrevivência e a das gerações futuras. O relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), é favorável ao projeto, que será analisado na CMA em decisão terminativa.

A CMA ainda vai apreciar o PLS 626/2011, que trata do cultivo sustentável da cana-de-açúcar na Amazônia Legal, e o PLC 70/2012, que trata de regras para a manutenção de equipamentos de ar-condicionado. Ambos os projetos tramitam em caráter terminativo.

Outro projeto que consta da pauta da CMA é o PLS 426/2011, que institui a contribuição de intervenção no domínio econômico incidente sobre a fabricação de biocosmético da região amazônica (Cide-Biocosméticos). Se aprovado, o projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



03/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


USP utilizará micros ambientalmente sustentáveis e com "selo verde"

Aprovado selo verde para produtos sustentáveis da Amazônia

CMA vota projeto que cria selo verde para produtos sustentáveis da Amazônia

Mais produtos fabricados na Amazônia Ocidental poderão receber isenção

Comissão do Meio Ambiente vota criação do Selo Verde da Amazônia Legal

Produtos da Amazônia terão selo do Inmetro