Aprovado voto de louvor à judoca brasiliense que conquistou medalha de bronze em Pequim
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (12), por unanimidade, voto de louvor à judoca brasiliense Ketleyn Quadros, a primeira atleta brasileira a obter, em Olimpíadas, uma medalha - a de bronze - em prova individual. A iniciativa foi do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que preside o colegiado.
A peso leve Ketleyn Quadros, 20 anos de idade, que nasceu em Brasília, conquistou o bronze em Pequim ao derrotar a australiana Maria Pekli. Proveniente de família pobre, Ketleyn começou a treinar judô aos 8 anos, na cidade-satélite de Ceilândia, com um quimono feito com tecido de saco pela sua mãe.
Aeroporto
Na mesma reunião, a CE aprovou também parecer do senador Geovani Borges (PMDB-AP) a projeto de lei (PLC 28/06) que dá ao aeroporto da capital do Amapá o nome de Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre. O projeto segue agora para votação em Plenário. Segundo Geovani Borges, Alberto Alcolumbre, já falecido, foi destacado empresário do estado, o qual, de acordo com o senador, sempre pautou sua vidalevando em conta dois predicados: o trabalho e a solidariedade.
Já o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) salientou que o projeto aprovado representa uma justa homenagem a um empresário que ajudou a desenvolver a cidade de Macapá pelos investimentos que realizou em vários setores. O projeto é de autoria do deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobrinho de Alberto.
Caminhoneiro
Na mesma reunião, os membros da CE aprovaram ainda outro projeto oriundo da Câmara (PLC 34/08), de autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que institui o dia 16 de setembro como o Dia Nacional do Caminhoneiro. A data já é comemorada de modo informal pelos profissionais da área.
O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), destacou a importância dos caminhoneiros para o fortalecimento da economia brasileira, incluindo aí os transportadores de carga e de bens, os autônomos, os proprietários e os empregados.
Os senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Augusto Botelho (PT-RR) também elogiaram o projeto, que vai agora a votação em Plenário.
Vaqueiro
Foi aprovado também projeto (PLC 69/08) do deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), que cria o Dia do Vaqueiro Nordestino, a ser comemorado no terceiro domingodo mês de julho. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que o projeto é uma "justa" homenagem que se faz ao vaqueiro, "um homem forte que contribui tanto para a grandeza econômica do país quanto para a cultura". O texto ainda será analisado em Plenário.
12/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE aprova voto de louvor à medalhista brasiliense Ketleyn Quadros
Aprovado voto de louvor em homenagem a Humberto Lucena
Aprovado voto de louvor a premiados com projetos educacionais
Aprovado voto de louvor à ministra do STF Ellen Gracie Northfleet
Aprovado na CRE voto de louvor pelos 60 anos da Escola Superior de Guerra
FAB conquista medalha de bronze em campeonato de Badminton