Aprovados acordos de cooperação em defesa, segurança social e biocombustíveis
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou acordo entre o Brasil e o Chile sobre cooperação em matéria de defesa, assinado em Santiago em 2007. O relator, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), afirmou que a matéria trará vantagens para a população dos dois países. O texto prevê intercâmbio entre as forças armadas brasileiras e chilenas, contribuindo para a capacitação de seus quadros e o aperfeiçoamento da defesa dos países. Acordo semelhante celebrado com o Suriname, em 2008, também foi aprovado pela Comissão.
Segurança social
A CRE aprovou também o texto da Convenção Multilateral Ibero-Americana de Segurança Social, celebrada em Santiago, em 2007, por ocasião da XVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. De acordo com o relator ad hoc, senador João Pedro (PT-AM), trata-se de um instrumento benéfico para a política de direitos humanos destinada ao trabalhador migrante. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também destacou a relevância da convenção e pediu a sua aprovação em regime de urgência dada a realização da próxima Cúpula Iberoamericana em novembro.
Biocombustíveis
Foi acolhido ainda pela comissão memorando de entendimento entre o governo do Brasil e a União Econômica e Monetária do Oeste Africano, na área de biocombustíveis, celebrado em 2007. O relator, senador João Tenório (PSDB-AL), disse que o projeto tem por objetivo ampliar a produção de biocombustíveis no mundo e desconcentrar a dependência do petróleo. Para aquela região africana, afirmou ele, a produção de biocombustíveis é algo significativo em termos de alternativa econômica.
Mais informações a seguir
22/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovados acordos de cooperação com Burundi e Moçambique
Aprovados acordos de cooperação entre Brasil e Alemanha
Aprovados acordos de cooperação do Brasil com Romênia, Ucrânia, Suíça e Libéria e Sudeste Asiático
Brasil assina acordos de cooperação em defesa com Sérvia, Polônia e Espanha
Acordos internacionais sobre defesa, crimes e tráfico de pessoas são aprovados
Brasil e Uruguai assinam acordos de cooperação em segurança pública