Aprovados nomes de embaixadores brasileiros para 12 países, ONU e OMC



O Plenário aprovou mensagens do presidente da República indicando nomes de diplomatas para exercer cargos de embaixadores do Brasil junto a 12 países, à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para a embaixada do Brasil na República do Congo foi aprovado o nome do diplomata Affonso José dos Santos, que recebeu 39 votos favoráveis e quatro contrários. O diplomata Fernando José Marroni de Abreu foi indicado para ocupar a embaixada brasileira na Jordânia. Por 48 votos a favor e nenhum contrário, foi escolhido para embaixada do Brasil no México o diplomata Sérgio Augusto de Abreu e Lima Florêncio Sobrinho.

O nome da diplomata Maria Stela Pompeu Brasil Frota recebeu aprovação para ocupar os cargos cumulativos de embaixadora do Brasil junto à Suíça e ao Liechtenstein. Já Maria Nazareth Farani Azevedo recebeu aprovação unânime do Plenário a sua indicação ao cargo de delegada permanente do Brasil junto à ONU, em Genebra. Para a OMC e outras organizações econômicas internacionais também sediadas em Genebra, foi aprovado o nome do diplomata Roberto Carvalho de Azevêdo.

Clodoaldo Hugueney Filho teve sua indicação aprovada pelo Senado para exercer, cumulativamente, o cargo de embaixador do Brasil junto à República Popular da China, à Mongólia e à República Popular Democrática da Coréia. Por sua vez, o diplomata Pedro Fernando Brêtas Bastos teve sua indicação para a Irlanda aprovada por 44 votos favoráveis e quatro contrários.

Também foi aprovada, por 47 votos a 2, a mensagem indicando Eduardo dos Santos, ministro de primeira classe da carreira diplomática do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores, para o cargo de embaixador junto à República do Paraguai.

Concluindo a votação de autoridades nesta quarta-feira (18), o Plenário aprovou, por 43 votos favoráveis e quatro contrários, mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicando o diplomata Ivan Oliveira Canabrava para exercer, cumulativamente, os cargos de embaixador junto à Bélgica e a Luxemburgo.



18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados na CRE nomes de novos embaixadores para Líbano, Granada e Barbados

CRE aprecia nomes de embaixadores brasileiros para o Peru e os Emirados Árabes

Aprovados nomes de novos embaixadores do Brasil em Camarões e na Tanzânia

CRE se reúne para votar nomes de embaixadores

CRE votará nomes de embaixadores para a Áustria e Malta

CRE aprova nomes de embaixadores para a Tunísia e o Mali