Aprovados seguro de crédito e agência de promoção às exportações



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) medida provisória que confere competência ao IRB-Brasil Re para, em nome da União, contratar instituição habilitada a operar seguro de crédito à exportação. Outro estímulo ao setor deve ser propiciado pela aprovação, nesta mesma sessão, de projeto de lei de conversão à MP que autoriza o Poder Executivo a criar o Serviço Social Autônomo da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil).

Na exposição de motivos do Ministério da Fazenda, assinala-se a contribuição do seguro de crédito à exportação, destinado à cobertura de riscos comerciais, políticos e extraordinários, para o crescimento do setor. Concorreria ainda para fortalecer a confiança dos exportadores no produto oferecido pelo governo brasileiro.

Quanto ao incentivo à execução de políticas de promoção de exportações, voltadas especialmente para empresas de pequeno porte e a geração de empregos, deve ser uma das principais metas da Apex-Brasil. Atualmente, essa função vem sendo desenvolvida no âmbito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A transformação dessa unidade administrativa do Sebrae em um Serviço Social Autônomo responderia à pressão sobre a competitividade dos bens e serviços brasileiros em uma economia globalizada.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PF promove segunda edição de operação de promoção de uso seguro da internet

Chamada pública de promoção ao turismo tem 40 projetos aprovados

Aprovados 96 projetos de promoção do Brasil para Copa 2014

Aprovados representantes na Agência de Energia Atômica e na Suíça

APROVADOS NOMES PARA AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Aprovados diretores da Agência Nacional de Infra-Estrutura de Transportes