Argentina assina declaração para comprar aviões cargueiros da Embraer



A ministra da Defesa da Argentina, Nilda Garré, assinou declaração de intenções para compra de seis aviões cargueiros KC- 390, jato de transporte militar que vem sendo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O documento, que já foi assinado pelo Ministério da Defesa do Brasil, prevê a participação do país no desenvolvimento da aeronave. A assinatura da ministra argentina aconteceu em Buenos Aires, nesta quinta-feira (28).

Com a assinatura da intenção de compra, a previsão de vendas do avião da Embraer já soma 60 unidades nos próximos anos. Até o momento, quatro outros países além da Argentina já manifestaram intenções de compra e participação no desenvolvimento do jato: Portugal, Chile, República Tcheca e Colômbia. No Brasil, os cargueiros da Embraer serão usados para substituir os atuais C-130 Hércules, que já praticamente esgotaram seu período de vida útil na Força Aérea Brasileira (FAB).

O KC-390 são aeronaves multiuso projetadas para aceitar reabastecimento em pleno voo. A Embraer informou que, a partir da assinatura da declaração de intenções, também deu início às negociações para incluir a Fábrica Argentina de Aviões “Brig. San Martín” S.A. na fabricação do novo avião. A expectativa é que o primeiro voo do cargueiro da Embraer ocorra em 2014, com entrada definitiva em serviço no final de 2015.


Fonte:
Ministério da Defesa



29/10/2010 16:00


Artigos Relacionados


Embraer fecha três acordos com empresas chinesas para venda de 40 aviões

MAURO MIRANDA COMEMORA VENDA DE AVIÕES PELA EMBRAER

Roberto Cavalcanti lamenta oposição de parlamentares norte-americanos à compra de aviões da Embraer

CNI diz que exigência de declaração formal por parte da Argentina a empresários é retrocesso para o Mercosul

Brasil assina declaração de 53 países para unificar combate ao terrorismo nuclear

Centro Paula Souza assina acordo de intercâmbio com universidade argentina