Embraer fecha três acordos com empresas chinesas para venda de 40 aviões



A Embraer ampliou participação no mercado de aviação chinês. Em três acordos formalizados na China, a empresa brasileira anunciou a venda de 30 aviões modelo Embraer 190 para a companhia China Southern Airlines e mais dez aeronaves do mesmo modelo para a Hebei Airlines. Somente os aviões da China Southern Airlines representam montante de US$ 1,25 bilhão, de acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (12) pela Embraer, em São José dos Campos (SP). Com as novas encomendas, a Embraer tem agora 135 aeronaves no mercado chinês, incluindo 85 Embraer 190, 46 ERJ 145 e quatro jatos executivos. Mais de 80 aviões da empresa estão em operação neste mercado.

O outro acordo, com a Aviation Industry Corporation of China (Avic), tem o objetivo de implementar uma linha de produção de Legacy 600/650 na China, utilizando a infraestrutura, recursos financeiros e mão-de-obra da joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry Company (Heai) entre as duas empresas. Nas próximas semanas, as empresas finalizarão os detalhes deste projeto e a formalização da documentação necessária. 

Executivos da Embraer integram a delegação de 300 empresários brasileiros que acompanham a visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à China. Os três acordos, segundo a assessoria da Embraer, foram assinados em Pequim. A chinesa CDB Leasing Co., Ltd. (CLC) confirmou a compra de um segundo lote de dez Embraer 190. O negócio dá continuidade à encomenda inicial feita no início deste ano, quando a empresa chinesa encomendou dez aeronaves desse modelo. Além disso, uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LOI) para um terceiro lote de dez Embraer 190 também foi assinada durante a cerimônia.

“Estamos satisfeitos por receber este novo pedido da CLC e da China Southern Airlines. Trata-se de mais uma confirmação da qualidade da nossa aeronave, cuja frota na China em breve chegará a 100 unidades”, disse Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.

Para atender à crescente demanda do transporte aéreo, consequência do acelerado desenvolvimento econômico da região nos últimos anos, o governo da província de Hebei está priorizando a expansão da aviação. Em junho de 2010, a Hebei Airlines foi criada como uma holding do Hebei Aviation Investment Group, um companhia estatal líder. Atualmente, a Hebei Airlines opera seis aeronaves, incluindo dois Embraer ERJ 145. O Embraer 190 ajudará a empresa aérea a apoiar sua expansão de curto prazo.

 

Fonte:
Blog do Planalto

 

12/04/2011 18:35


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA COMEMORA VENDA DE AVIÕES PELA EMBRAER

Petrobras assina dois acordos com empresas chinesas

Argentina assina declaração para comprar aviões cargueiros da Embraer

Fiscalização suspende venda de carne de frango de três empresas

Roberto Cavalcanti lamenta oposição de parlamentares norte-americanos à compra de aviões da Embraer

Ipea divulga pesquisa sobre internacionalização das empresas chinesas