Arlindo apóia Forças Armadas em programas emergenciais
O senador Arlindo Porto (PTB-MG) afirmou, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, concordar com a decisão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de chamar as Forças Armadas para colaborar na implantação de programas considerados urgentes. Cinco ministros de Lula já pediram ajuda ao Exército e à Marinha para o desenvolvimento de atividades conjuntas.
Na avaliação de Arlindo Porto, as Forças Armadas estão capacitadas a prestar esse tipo de auxílio. O senador observou, porém, que esta não deve ser a atividade principal dos militares.
- O que não pode é desviarem as Forças Armadas de função, isso tem que funcionar como atividade complementar e auxiliar. Acho que é perfeitamente compatível. Isso mostra, havendo um interesse tão grande dos ministros por ação do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, o reconhecimento que têm do valor dessas forças, do preparo intelectual e cultural de seus componentes e da infra-estrutura que as Forças Armadas têm e que pode ser compartilhada e utilizada pela comunidade - disse.
O ministro da Educação, Cristóvam Buarque, pretende contar com os militares no trabalho de alfabetização de adultos. José Graziano, da Segurança Alimentar, também espera que o Exército preste auxílio no programa de combate à fome, que é a prioridade do governo para 2003.
A abertura dos quartéis para que a população tenha um local para a prática de esportes foi solicitada pelo ministro do Esporte, Agnelo Queiroz. Já o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, quer contar com uma participação ainda maior do Exército no policiamento das fronteiras brasileiras. O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, vai pedir aos batalhões de engenharia do Exército ajuda nas obras de melhoria das estradas e à Marinha auxílio para a recuperação dos portos.
09/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cândido apóia reivindicações de servidores civis das Forças Armadas
Forças Armadas pedem mais recursos para seus programas prioritários
Pronta para votação em Plenário proibição de contingenciamento em programas de modernização das Forças Armadas
CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas
ACM VOLTA A DEFENDER O USO DAS FORÇAS ARMADAS
Forças Armadas devem ter TV a cabo