Cândido apóia reivindicações de servidores civis das Forças Armadas



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) apoiou em plenário nesta quinta-feira (18) as reivindicações dos servidores civis das Forças Armadas. O parlamentar informou que esses trabalhadores - que somam mais de 98 mil em todo o país - querem ser incluídos nos planos de cargos e salários de suas instituições - Exército, Marinha e Aeronáutica. Cândido repudiou as retaliações impostas a alguns desses funcionários pela direção do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Geraldo Cândido afirmou que os civis que trabalham nas três Forças vivem hoje na penúria, graças às imposições da política econômica do Fundo Monetário Internacional (FMI), acatadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com o parlamentar, a injustiça pela qual passam os servidores civis traz prejuízos incalculáveis a profissionais altamente qualificados.

Além disso, afirmou, as Forças Armadas lançam mão cada vez mais de serviços terceirizados.

- Isso abre um precedente perigoso em uma área estratégica para o país. É um assunto de interesse de toda a sociedade - disse o senador.

Para exemplificar esse perigo, o parlamentar pelo Rio de Janeiro citou o Arsenal da Marinha do Rio, que está construindo um submarino nuclear e conta com mão-de-obra terceirizada.

18/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cândido alerta para mudanças nas Forças Armadas

Militares julgarão crimes dolosos contra a vida de civis cometidos por membros das Forças Armadas

Arlindo apóia Forças Armadas em programas emergenciais

Cândido quer que governo federal crie plano de cargos para servidores civis da Marinha

Projeto aprovado concede reajuste para diplomatas e servidores do Hospital das Forças Armadas

Mão Santa apoia reivindicações de servidores da Defesa Agropecuária do Piauí