Arns elogia programa para saúde bucal
O senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou nesta quarta-feira (6) o programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, classificando-o como "uma verdadeira revolução silenciosa que está acontecendo na saúde pública do país". O senador disse que, pela sua importância junto à população, o programa está acima de disputas partidárias e/ou ideológicas.
- O programa Brasil Sorridente é uma das iniciativas mais bem sucedidas do Estado brasileiro nos últimos anos. E digo Estado, porque embora tenha sido iniciado no governo Fernando Henrique Cardoso, não foi abandonado pelo governo Lula e não será, tenho certeza, abandonado pelo próximo governo, independente de quem vença as eleições presidenciais, em 2010 - previu.
Arns explicou que o Brasil Sorridente é basicamente estruturado em torno do tripé formado pelas equipes de saúde bucal, pelos centros de especialidades odontológicas e pelos laboratórios regionais de próteses dentárias, e três programas: saúde bucal, especialidades odontológicas e próteses dentárias. Ele acrescentou que as equipes de saúde bucal atuam em 4.500 municípios brasileiros, com a participação de 16.756 equipes em maio de 2008, com o apoio de 1.159 consultórios odontológicos completos, fornecidos e aparelhados pelo Ministério da Saúde.
O senador assinalou que essas medidas alcançaram 81 milhões de pessoas até maio deste ano, enquanto 661 centros de especialidade odontológica complementam o trabalho das equipes de saúde bucal realizando, a cada ano, milhões de procedimentos que incluem tratamento endodôntico, cirurgias orais, periodontia, diagnóstico de câncer bucal e atendimento a pacientes com necessidades especiais, entre eles as pessoas com algum tipo de deficiência.
- Completando o tripé, os laboratórios regionais de prótese dentária já alcançam um total de 310. Os laboratórios fabricam e fornecem aos cidadãos próteses totais e parciais removíveis, mitigando um problema que aflige milhões de brasileiros de todas as idades, especialmente os que têm mais de sessenta anos de idade. Apenas em 2007 foram fornecidas 75.707 próteses totais - arrematou.
06/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys elogia programa de saúde bucal
Programa de saúde bucal recebe elogio de Jucá
Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo
Tião Viana comemora resultados de programa de saúde bucal do governo
Flávio Arns elogia programa ambiental
Alckmin fala de ações na Nova Luz, lançamento de programa de saúde bucal e unidades móveis do Via Rápida