Programa de saúde bucal recebe elogio de Jucá



O programa intitulado Brasil Sorridente, que integra a Política Nacional de Saúde Bucal, foi exaltado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que destacou os principais pontos da iniciativa. Ele considerou que a medida será a maior em termos de saúde bucal na história do país, pois pretende atender, até o final de 2006, 500 mil estudantes da rede pública de ensino e aplicar recursos da ordem de R$ 1,27 bilhão.

As famílias, acrescentou Jucá, também serão atendidas pelo plano, pois irão receber kits e aplicação tópica de flúor. A política governamental para o setor tem a meta também, informou o senador, de construir 400 centros odontológicos em localidades que serão transformados em pólos de treinamento para futuros profissionais.

A iniciativa do Brasil Sorridente, acrescentou Jucá, irá gerar 25 mil novos empregos diretos, destinados a odontólogos, técnicos, auxiliares de higiene bucal e protéticos. Ele lembrou ainda que, segundo estimativas levantadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 120 milhões de brasileiros não têm acesso regular a tratamento dentário.

Embriões

O senador aproveitou para citar artigo que leu do professor de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina do Porto, em Portugal, Daniel Serrão, intitulado "Estatuto do Embrião". De acordo com Romero Jucá, o texto abre novos caminhos para o debate sobre o tema que trata da moralidade envolvida no aproveitamento científico de embriões supranumerários.

- O desenvolvimento científico está sempre propondo novas questões éticas, aplicadas a situações de fato, as quais os legisladores têm a obrigação de responder. Essa é uma marca de nosso tempo. Devemos estar preparados para essas questões. No fundo, foi isso que me chamou a atenção no artigo do Dr. Daniel Serrão - disse o senador.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys elogia programa de saúde bucal

Arns elogia programa para saúde bucal

Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo

Ceará recebe mais recursos para saúde bucal

Tião Viana comemora resultados de programa de saúde bucal do governo

São Paulo recebe novo aporte financeiro para atenção básica e saúde bucal