Arquivado no STF mandado de segurança contra Sarney



O site do Supremo Tribunal Federal (STF) noticia, nesta segunda-feira (31), que o ministro Eros Grau arquivou o mandado de segurança protocolado por sete senadores da República para reabrir o exame de denúncias feitas contra o presidente do Sendo, José Sarney. De acordo com o STF, Eros Grau considerou prejudicado o pedido de liminar desejado pelos parlamentares.

Foram impetrantes desse mandado de segurança os senadores José Nery Azevedo (PSOL-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Simon (PMDB-RS) e Kátia Abreu (DEM-TO).

Ao impetrar o mandado de segurança, esses senadores alegaram que a decisão da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) de não conhecer o recurso por eles levado ao Plenário, contra o arquivamento das denúncias pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, foi "unilateral e antiregimental".

De acordo com o site do STF, Eros Grau substituiu o relator do mandado de segurança, ministro Joaquim Barbosa, conforme prevê o artigo 38 do Regimento Interno da Corte, uma vez que Barbosa encontra-se de licença-médica por 20 dias, desde 10 de agosto.

Em seu artigo 38, o Regimento Interno do STF diz que "o relator é substituído pelo revisor, se houver, ou pelo ministro imediato em antiguidade, dentre os do Tribunal ou da Turma, conforme a competência, em caso de ausência ou impedimento eventual, quando se tratar de deliberação sobre medida urgente."

O despacho integral do ministro Eros Grau sobre esse mandado de segurança (MS28.213/09) ainda não divulgado pelo STF.



31/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC pode tornar gratuitas as ações de mandado de segurança e de mandado de injunção

Eduardo entra com mandado de segurança no STF contra tramitação de PEC dos vereadores no Senado

Para Renan, mandado de segurança contra votação da MP dos Portos é ineficaz

Nery anuncia que pedirá ao STF mandado de segurança contra arquivamento de representações no Conselho de Ética

Advogado-geral do Senado impetra mandado de segurança contra decisão da Mesa da Câmara dos Deputados

Garibaldi confirma que impetra ainda nesta sexta mandado de segurança contra decisão da Câmara