ARRUDA DIVULGA MANIFESTO EM FAVOR DA PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Preocupado com a "difícil situação" do povo palestino, o senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), líder do governo no Congresso, divulgou hoje (dia 15) em plenário Manifesto Pela Paz no Oriente Médio. O documento, que foi assinado por 14 senadores, reafirma a importância de se manter a paz na região e de se seguirem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que asseguram os direitos nacionais e inalienáveis do povo palestino.
Autor da iniciativa, Arruda afirmou que esse é um manifesto que o Senado Federal faz a favor da paz no Oriente Médio. Ele disse que se o Brasil postula uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU não pode ficar omisso num momento de aflição do povo palestino que quer apenas a criação de um Estado autônomo, conforme resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, aprovada há 50 anos.
- Como defensores da democracia, dos direitos humanos e outras causas nobres, deploramos o fato de que haja um povo sob ocupação militar e privado de seus direitos elementares. Autodeterminação, direito a ter seu Estado e o retorno dos refugiados a sua terra são a base dos direitos do povo palestino, devidamente reconhecidos por várias resoluções das Nações Unidas - diz o manifesto.
Em outro parágrafo do documento, a paz é reafirmada como uma necessidade urgente do Oriente Médio. Defende ainda que todos os esforços devem ser exercidos no sentido de que o único povo que permanece sob ocupação estrangeira, às vésperas do século 21, torne-se livre.
- Assim, esperamos que a paz e a prosperidade prevaleçam naquela terra tão rica em cultura e berço de várias civilizações. Uma paz justa e duradoura, que assegure os direitos de todas as partes envolvidas no Oriente Médio, certamente criará um clima propício para que o potencial destes povos seja revertido em desenvolvimento e progresso - conclui o manifesto.
15/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geraldo Cândido cobra do governo FHC posição em favor da paz no Oriente Médio
Oriente Médio é tema de evento na USP
Presidente discute situação do Oriente Médio
Patriota: Oriente Médio precisa de paz e desenvolvimento
Pesquisadores do Oriente Médio apresentam projeto de inclusão
Brasil lança Missão Empresarial ao Oriente Médio