ARRUDA: OBRA DE NIEMEYER QUEBROU REGRAS ESTABELECIDAS



O senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) disse hoje (4), ao falar na homenagem prestada a Oscar Niemeyer, que a obra desse arquiteto quebrou preconceitos e regras estabelecidas. Ele destacou que, "se não fosse a ousadia e o desafio dos traços de Niemeyer, a engenharia brasileira não teria evoluído".

- Esta homenagem é a tudo que Niemeyer representa. No plano profissional e no plano da História deste país, é uma homenagem a todos os brasileiros que acreditam no sonho de construir uma nova capital no centro do Brasil. É uma homenagem a Juscelino Kubitschek, Israel Pinheiro, Lúcio Costa, Bernardo Sayão e outros. Mas é uma homenagem, também, ao mais humilde operário, que veio de caminhão, de lombo de burro, de todas as regiões, com sua famílias e suas esperanças, acreditando que Brasília, além de uma bela cidade, seria o início da construção de uma sociedade menos desigual - afirmou.

Para Arruda, Niemeyer "será lembrado não apenas pelas suas obras, pelos seus traços, mas pela capacidade de sonhar, de ter esperança, e acreditar que um dia haveremos de construir com solidariedade, fraternidade, um nação melhor".

Na opinião do senador, a homenagem prestada na tarde de hoje pelo Senado era uma homenagem "à beleza das obras de Niemeyer, de Athos Bulcão e outros pessoas que, ao longo dos anos, se complementaram e se confundiram com a própria obra de Niemeyer". O senador disse ainda que o projeto da Casa do Cantador, na cidade-satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, é uma das mais belas obras de Niemeyer.

04/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conheça as novas regras estabelecidas pela minirreforma eleitoral

Estabelecidas novas regras de controle para pagamento de internações pelo SUS

Mão Santa elogia obra de Niemeyer

Paulo Duque pede preservação de obra de Niemeyer

Documentário da TV Senado resgata vida e obra de Niemeyer

Francelino lembra "beleza e ensinamentos" da obra de Niemeyer