Artesãs de João Pessoa participam de capacitação sobre mercado



Entre 24 e 26 de agosto, as artesãs do projeto Talentos do Brasil em João Pessoa (PB) participam do curso Capacitação de Mercado Talentos do Brasil. O encontro reunirá 90 participantes, entre artesãs e técnicos integrantes da iniciativa, coordenadores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e representantes da Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), criada pelas artesãs.


Segundo a coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães, a capacitação tem como objetivo discutir e apresentar a nova estratégia de comercialização, na qual será criada uma rede de representação comercial dos produtos em 12 estados. "A implantação das representações começa em setembro, nas regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste. Isso permitirá uma capilaridade na distribuição dos produtos do Talentos do Brasil."


Na programação do curso estão previstas apresentações sobre mercado e estratégias da política comercial, técnicas de negociação, avaliação dos resultados, formação de preços para exportação, plano de viabilidade da Cooperunica, política tributária e contábil e avaliação do plano de ação 2010/2011, entre outros.


O curso é promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio do Ministério do Turismo, Sebrae/TO, Sebrae/PB e governo da Paraíba.


Talentos do Brasil

O projeto Talentos do Brasil une artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros, organizados em 15 cooperativas, que juntas formam a Cooperunica. Atualmente, a cooperativa comercializa um portfólio com mais de 1.500 produtos.


A iniciativa surgiu em 2005, com objetivo de promover a geração de trabalho e renda baseada na atividade da moda artesanal, organizada em comunidades rurais, com foco na emancipação sustentável, com responsabilidade social, cultural, econômica e ambiental.


Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sebrae, o Talentos do Brasil conta com parcerias do Programa Texbrasil (Abit e Apex-Brasil) e apoio da Agência de Cooperação Alemã (GTZ) e do Ministério do Turismo.


Também fazem parte do projeto estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente, que compartilham seus saberes e experiências junto às artesãs, adequando os produtos às exigências do mercado, através das oficinas promovidas pelo projeto.


Fonte:
Incra

Saiba mais sobre artesanato no Portal Brasil.



20/08/2010 17:05


Artigos Relacionados


Artesãs de El Salvador participam de encontro nacional do Talentos do Brasil

Haitianos recebem capacitação do Brasil sobre direitos da pessoa com deficiência

Concluído debate sobre capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho

Iniciada audiência sobre capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho

Ciclo de audiências públicas sobre Orçamento e PPA começou por João Pessoa

Garibaldi abre fórum sobre integração do Legislativo em João Pessoa