Artesãs de El Salvador participam de encontro nacional do Talentos do Brasil



Entre os dias 11 e 15 de abril, representantes do governo e de grupos de artesãs de El Salvador participam do Encontro Nacional do Talentos do Brasil Moda – Capacitação Mercado. A missão vai conhecer a metodologia do projeto Talentos do Brasil, base de um projeto desenvolvido em El Salvador com dez grupos de artesãs rurais.

O encontro é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De 11 a 13 de abril, o encontro será realizado em Salvador (BA) e de 14 a 15 de abril, em João Pessoa (PB).

Esta é a segunda etapa do acordo de cooperação firmado em agosto de 2010 entre MDA, através da Associação Brasileira de Cooperação (ABC), e El Salvador relativo ao Talentos do Brasil. Em outubro, representantes do governo brasileiro estiveram em El Salvador para elaborar um diagnóstico dos grupos atendidos. “O Talentos é um modelo de política pública de organização econômica e produtiva de mulheres que está se expandindo para países que querem emancipar agricultoras e artesãs por meio de uma visão de empreendedorismo, valorizando a cultura e a identidade do país”, afirma a coordenadora do projeto, Patrícia Guimarães.

 

Organização produtiva e gestão

O Talentos do Brasil reúne cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados. Os grupos estão reunidos em 19 cooperativas, que, juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), dona de um portifólio de mais de 1.500 produtos.

Os grupos que integram o projeto utilizam produtos da biodiversidade brasileira e produtos como lã de carneiro, crina de cavalo e couro de peixe, que são transformados em peças que vão do vestuário, como blusas, saias, vestidos e batas, a acessórios, como bolsas, chapéus, echarpes e bijuterias, entre outros.

Estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente também integram o projeto. A Coordenação de Produtos é realizada pelos estilistas Tereza Santos e Gustavo Grecco. Nas oficinas promovidas pelo projeto, eles compartilham experiência e saberes tradicionais para adequar os produtos às exigências do mercado.

Um dos objetivos do Encontro Nacional é a uniformização de procedimentos das cooperativas e da Cooperúnica. Técnicos e coordenadores do MDA e do Sebrae nacional e estaduais vão abordar organização produtiva e gestão, mercado internacional, gestão contábil, planejamento da segmentação de mercado dos produtos Talentos do Brasil, intercâmbio de experiências e avaliação dos resultados.

 

Loja virtual

Durante o encontro também será lançado o e-commerce do Talentos do Brasil, loja virtual de comercialização dos produtos das cooperativas que participam do projeto. “Esta será uma importante ferramenta de acesso à compra direta para clientes do varejo ou do atacado, nacionais ou internacionais”, explica o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos.

Desenvolvido pelo MDA e Sebrae, o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (Abit e Apex-Brasil) e com apoio da Cooperação GIZ e do Ministério do Turismo.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



08/04/2011 17:46


Artigos Relacionados


Talentos do Brasil participam da Feira Nacional de Artesanato

Artesãs do Talentos do Brasil comercializam R$ 375 mil em feira de Minas Gerais

Talentos do Brasil reúne trabalhos de duas mil artesãs rurais de 12 estados

Talentos do Brasil vendem produtos de artesãs da agricultura familiar em loja virtual

Artesãs de João Pessoa participam de capacitação sobre mercado

Mais de 2 mil gestores participam de encontro nacional em Belém