Arthur Virgílio afirma que Lula fala do que não entende



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou, nesta sexta-feira (6), pronunciamentos que têm sido feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em especial sobre assuntos que, na sua opinião, o presidente não domina. Para ele, Lula fala demais, fala mais do que ouve e aborda temas econômicos sobre os quais nada entende, como foi o caso de propor a queda da taxa de juros por meio dos bancos oficiais.

Segundo Arthur Virgílio, a origem humilde de Lula não é desculpa para que despautérios sejam proferidos. Ele lembrou que, durante os 25 anos de vida pública de Lula, teria havido tempo suficiente para ele se tornar -especialista em Física Quântica ou Direito Constitucional-.

O senador pelo Amazonas considerou -um fato grave- que Lula tenha dito que iria usar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para cobrar taxas de juros mais baixas, numa manobra para forçar uma queda geral dos juros, e tenha sido desautorizado pela equipe econômica sob a alegação de que -a proposta não tem cabimento técnico-.

- O presidente da República não pode ouvir esse tipo de resposta de seus ministros ou de autoridades do Banco Central. A vontade do presidente não pode se contrapor à realidade da política econômica defendida por seu próprio governo, sob pena de comprometer o equilíbrio macroeconômico do país - observou.

Arthur Virgílio criticou, ainda, as manifestações que classificou de -autoritárias- do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, uma das quais teria forçado o ministro da previdência, Ricardo Berzoini, a cancelar compromisso de agenda para receber o vice-presidente do Senado, Paulo Paim. O senador manifestou solidariedade a Paim.

Ele afirmou que continuará a fazer duras críticas ao governo Lula e ao próprio presidente porque essa é a essência de ser de um partido de oposição.



06/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que Lula "não entende nada" de jogo democrático e age de forma imperial

Quem não entende a Amazônia está fora de seu tempo, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio fala sobre a Festa do Guaraná

Arthur Virgílio: "Lula amarelou"

Arthur Virgílio afirma que Evo Morales desrespeitou o Congresso

Arthur Virgílio condena declarações de Lula