Arthur Virgílio classifica de 'disparatado' estudo do Ipea sobre produtividade da administração pública



Último senador a discursar nesta quarta-feira (26), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) classificou de "disparatado" o comunicado divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) intitulado "Produtividade na Administração Pública Brasileira: Trajetória Recente". O estudo analisa a trajetória da evolução da produtividade da administração pública no Brasil de 1827 até 2008. Para o senador, o estudo não tem parâmetros confiáveis para comparar a produtividade da administração pública nacional com a produtividade do setor privado brasileiro.

- O comunicado da presidência do Ipea não observa o mínimo critério econômico e nem o bom senso mais elementar - afirmou.

De acordo com o senador, o trabalho do Ipea considera como os estados brasileiros mais produtivos aqueles "que esbanjaram" e aumentaram seus gastos. Já os estados que "trabalharam rigorosamente o ajuste fiscal foram considerados de pouca produtividade", acrescentou o senador. Além disso, o estudo usa os mesmos critérios para comparar a produtividade pública com a privada, o que na verdade exigiria adaptação dos dados e índices comparativos.

- O doutor Márcio Pochmann misturou literalmente alhos com bugalhos. Comparando produtividade do setor público com o setor privado, ele foi profundamente infeliz, se é que isso não esconde uma ideologia de justificar os gastos correntes crescentes do atual governo - que começam a ficar insuportáveis -, em detrimento do investimento. Se for isso, é algo doloso, algo quase que criminoso. Se for mero erro intelectual já é lamentável, porque estamos vendo agora então, depois de vermos o aparelhamento da Receita, o aparelhamento do Ipea - adisse Arthur Virgílio.



26/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio classifica de terrorismo boatos sobre futuro governo Alckmin

Arthur Virgílio pede estudo sobre violência

Arthur Virgílio quer explicações sobre afastamento de técnicos do Ipea

Arthur Virgílio quer explicações sobre afastamento de técnicos do Ipea

Ipea promove debate sobre cidadania e administração pública nesta quinta

Gilvam classifica Funasa de "ilha de excelência" na administração pública