Arthur Virgílio compara aumento do mínimo nos governos Lula e FHC
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comparou que enquanto o governo Fernando Henrique Cardoso, em oito anos, proporcionou um aumento médio anual de 5% no valor real do salário mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou apenas 1,2% em seu primeiro ano e 1,7% agora em 2004. Ele lembrou que, em seu primeiro ano de gestão, Fernando Henrique aumentou o salário mínimo em 22,6% acima da inflação.
Na avaliação do senador pelo Amazonas, é normal um governo aumentar mais o salário mínimo em um ano e menos em outro. Da mesma forma, ele disse que também considera natural a preocupação com a Previdência e com as contas públicas. Por outro lado, Arthur Virgílio criticou o presidente Lula por ter prometido durante a campanha dobrar o valor real do salário mínimo e não estar cumprindo essa promessa.
- Lula ganhou a eleição praticando um grave estelionato eleitoral, prometendo dobrar, em quatro anos, o valor do salário mínimo real. Agora ele está sem respostas para dar à população porque toda a sua base de apoio se corrói na contradição existente entre as promessas feitas e a realidade de um governo que não consegue sequer manobrar a máquina administrativa - afirmou Arthur Virgílio.
Uma fotografia publicada pelo jornal Correio Braziliense no sábado passado (30) e por O Globo desta terça-feira (4) foi exibida por Arthur Virgílio. Tirada em maio de 2000 no Plenário da Câmara, a foto mostra alguns deputados ironizando o aumento do salário mínimo concedido por Fernando Henrique naquela ocasião. Alguns dos deputados, como Ricardo Berzoini, Antonio Palocci, José Dirceu e Agnelo Queiroz hoje são ministros do governo Lula.
Integrantes do PT, como o senador Aloizio Mercadante (SP) e o prefeito de Aracaju (SE) Marcelo Déda, também aparecem na fotografia. Todos os deputados de então imitam o gesto que o humorista Chico Anysio fazia nos intervalos e ao final do seu programa A Escolinha do Professor Raimundo, como uma forma de ironia ao salário pago aos professores. Com os dedos polegar e indicador quase colados, Chico Anysio dizia: "E o salário, ó!"
Segundo Arthur Virgílio, o aumento mínimo concedido por Fernando Henrique naquele ano, e que mereceu as críticas dos que faziam oposição ao governo, representou um aumento real de 5,73% no valor do salário mínimo. Esse percentual supera a soma do que o governo Lula concedeu nos seus dois primeiros anos de governo, comparou.
04/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio pede voto de censura a Lula e o compara a ditadores
"Está na hora disso tudo ser passado a limpo", diz Arthur Virgílio, sobre gastos dos governos FHC e Lula
Sibá compara Petrobras nos governos FHC e Lula
Serys compara programas de energia elétrica dos governos Lula e FHC
Arthur Virgílio anuncia seu voto para proposta que garantir maior aumento para o mínimo
Arthur Virgílio cobra vigência do novo mínimo em 1º de abril