Sibá compara Petrobras nos governos FHC e Lula
Ao comemorar a conquista da auto-suficiência na produção de petróleo no Brasil, o senador Sibá Machado (PT-AC) traçou, nesta quarta-feira (19), um paralelo entre a gestão da Petrobras durante os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Após explicar que a conquista da auto-suficiência significa para o país a obtenção de um nível de produção capaz de garantir o abastecimento de todo o mercado nacional por um prazo mínimo de 18 anos, Sibá lembrou que a meta dificilmente seria atingida no governo FHC devido ao fato de a Petrobras ser levada, à época, a se associar com empresas privadas estrangeiras que tinham como principal interesse a exportação de petróleo.
O senador pelo Acre elogiou ainda o governo Lula pela decisão de produzir equipamentos utilizados pela estatal, o que permitiu a internalização de grande parte da riqueza gerada na cadeia de petróleo na economia nacional. Durante a gestão FHC, disse Sibá, a Petrobras sempre contratava de empresas multinacionais para a construção de plataformas de petróleo.
- Atualmente a Petrobras e governo do presidente Lula, através do Promimp [Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural] priorizaram o conteúdo nacional no desenvolvimento de seus processos e de seus equipamentos- comemorou.
Em apartes, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Heráclito Fortes (PFL-PI) congratularam Sibá pelo seu pronunciamento.
19/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio compara aumento do mínimo nos governos Lula e FHC
Serys compara programas de energia elétrica dos governos Lula e FHC
ACM compara Lula a vilã de novela
Roberto Cavalcanti compara governo Lula a 'novo rico'
Pavan diz que cartilha do PT compara FHC e Lula porque nada tem a mostrar
Mão Santa analisa artigo de Brizola que compara Kirchner com Lula