Arthur Virgílio diz que brasileiros não cultuam seus heróis



Ao exaltar a memória do marechal Cândido Rondon, em Plenário, nesta quinta-feira (3), o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) chamou a atenção dos parlamentares para o número pouco representativo de pessoas no Plenário do Senado e do quanto isso representa em termos de pouco interesse dos brasileiros em reverenciar a memória de seus heróis.

- Quem plantou as bases da integração da Amazônia, quem tratou com respeito antropológico e histórico os índios foi Rondon - ressaltou Arthur Virgílio.

O representante amazonense destacou a importância do trabalho de Rondon junto aos povos indígenas, seu trabalho de integração do país, pelo ensino público gratuito e em prol das telecomunicações. O parlamentar elogiou a iniciativa da Rede TV em criar uma minissérie para mostrar os feitos do marechal, produzida por Fábio Barreto.

O parlamentar pelo Amazonas disse que Rondon foi reconhecido internacionalmente, tendo sido indicado para o prêmio Nobel da Paz a Cândido Rondon pelo renomado cientista Albert Einstein. Não obstante, permanece desconhecido do grande público no Brasil até hoje.

- Cada povo tem seus heróis na medida de sua própria compreensão histórica e nós, sem dúvida, os temos, e entre eles está o marechal Rondon. Sobre ele e dele é necessário que se faça uma revisão - disse o parlamentar, ao propor que 51º aniversário da morte de Rondon, em 2008, se faça outra sessão em sua homenagem, desta vez, com a Casa lotada.

03/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio critica ministros por desconsiderarem seus pedidos de informação

Arthur Virgílio pede voto de aplauso ao maestro amazonense Nivaldo Santiago pelos seus 80 anos

Arthur Virgílio: "Jefferson Péres está ao lado dos grandes brasileiros"

Arthur Virgílio quer informações sobre suposta venda de mísseis brasileiros para o Paquistão

Brasil precisa reconhecer seus heróis e heroínas negros, diz Serys

Brasil precisa reconhecer seus heróis e heroínas negros, diz Serys