Arthur Virgilio e Suplicy homenageiam Paulo Autran



O senador Arthur Virgilio (AM), líder do PSDB, apresentou nesta segunda-feira (15), em Plenário, requerimento solicitando voto de pesar pela morte, no dia 12, do ator de teatro, cinema e televisão Paulo Autran. O ator morreu aos 85 anos, em decorrência de enfisema e câncer de pulmão.

- Perdemos o grande mestre do teatro - disse Arthur Virgílio, que denominou Paulo Autran de "homem shakesperiano" por sua interpretação de diversos personagens das obras de William Shakespeare, salientando, no entanto, que Autran era "brasileiríssimo ao interpretar a alma do povo brasileiro".

Para Arthur Virgílio, homenagear Paulo Autran é comemorar a vida mais que lamentar sua morte, pois ao morrer, ele se eterniza como o maior ator da segunda metade do século 20 e da primeira metade e do século 21.

O senador Tião Viana, na presidência dos trabalhos, associou-se à homenagem prestada por Arthur Virgilio ao ator.

O senador Eduardo Suplicy também fez em Plenário uma homenagem a Paulo Autran, dizendo que "fecharam-se as cortinas, apagaram-se as luzes" porque "morreu o senhor dos palcos".

Suplicy lembrou os diversos prêmios recebidos por Autran com a peça Um Deus Dormiu lá em Casa, de Guilherme Figueiredo, em 1949, pelos quais o ator confessou ter ficado "idiotizado" devido a sua imaturidade à época. Em 1956, recordou o senador, Autran fundou sua própria companhia, juntamente com Tônia Carrero. O senador salientou o fato de Autran ter deixado sua marca em todas as mídias.

Em aparte, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) também lamentou o desaparecimento "do maior ator brasileiro" e "do gênio do teatro" .

Fundação Santo André

Aproveitando a homenagem ao Dia do Professor, transcorrido nesta segunda-feira, Suplicy fez um apelo ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para que ajude a pacificar a situação criada na Fundação Santo André, em que o reitor entrou em conflito com a comunidade de professores que solidarizou-se com os alunos em greve por mensalidades mais justas e que ocuparam temporariamente a sede da reitoria.



15/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy e Arthur Virgílio pedem voto de pesar pelas vítimas da violência em São Paulo

Senadores homenageiam Arthur Virgílio Filho

Arthur Virgílio, Alvaro Dias e Agripino homenageiam Tebet

Suplicy e Arthur Virgílio lamentam morte de Edward Kennedy

Suplicy, Arthur Virgílio e Raupp elogiam campanha da CNBB

Arthur Virgílio considera "disparate" declaração de Marta Suplicy em palestra para empresários