Arthur Virgílio indaga sobre atos secretos; Heráclito diz que criou comissão para investigar
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), indagou agora há pouco à Mesa sobre a existência ou não de atos secretos, como boletins administrativos não publicados, supostamente praticados pelo ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia. O senador comentou matéria publicada hoje pelo jornal Estado de S. Paulo, noticiando que foram feitas 300 nomeações, demissões, criação de cargos e outras ações administrativas por meio de atos secretos. Segundo o parlamentar, ele mesmo argüiu ao ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, em depoimento formal acontecido recentemente, sobre a existência de atos secretos. Em resposta, contou Arthur Virgílio, Agaciel negou.
- Isto demonstra que nos dias de hoje nada ficará encoberto. Não adianta tentar tapar o sol com a peneira - avaliou o parlamentar amazonense.
Em resposta, o 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes, disse ter considerado uma distorção a existência de um "boletim administrativo suplementar", que não teria uma divulgação pública. Ele ressaltou que esse procedimento não foi adotado pela atual administração do Senado, mas por administrações anteriores. "Não deixaremos nada sem esclarecimento", afirmou Heráclito, lembrando que criou uma comissão especial para investigar os atos da antiga diretoria-geral.
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) sugeriu que, se de fato aconteceram atos secretos no âmbito administrativo do Senado, esses devem ser anulados.
O senador Efraim Morais (DEM-PB) negou que tenha usado esse expediente para nomear qualquer pessoa.
Mais informações a seguir
10/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio pede apuração sobre supostos atos secretos do Senado
Nery quer comissão de senadores para investigar existência de atos secretos
Relatório de comissão especial recomenda abertura de sindicância para investigar atos secretos
Arthur Virgílio requer processo administrativo para apurar responsabilidade de Agaciel e Zoghbi em atos secretos
Arthur Virgílio cobra de Sarney anulação dos atos secretos e reforma administrativa do Senado
Arthur Virgílio acusa Agaciel de chantagear senadores e sustenta que 'atos secretos existiram mesmo'