Arthur Virgílio pede urgência para votação de PEC que cria piso salarial para policiais




O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) informou ao plenário que decidiu pedir urgência para votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 446/09) que cria o piso salarial nacional para os policiais civis, militares, bombeiros e agentes carcerários.

Com a possível aprovação da PEC, o piso seria provisoriamente igual ao salário dos policiais de Brasília - o maior do país -, até posterior definição por lei federal. O projeto já foi votado em primeiro turno na Câmara e pode ser submetido à última votação dos deputados nesta semana. A seguir, a proposta será examinada pelos senadores.

- Se queremos combater a criminalidade para valer, combater o crime organizado, temos de começar pelo aumento dos salários dos nossos policiais. Sem uma remuneração digna, o policial não se arriscará no combate aos traficantes. Infelizmente, vejo pouca coragem das nossas autoridades para enfrentar o crime organizado - lamentou Virgílio.

Ele observou ainda que o Brasil "hoje arbitra o preço da cocaína no mundo", pois boa parte do contrabando passa pelo nosso território. Acrescentou que seu estado, o Amazonas, é hoje rota do contrabando das drogas que vêm dos países vizinhos.

O senador apresentou requerimento de pesar pela morte de Fábio Lucena Júnior, filho do ex-senador amazonense Fábio Lucena. Arthur Virgílio relatou que ele enfrentou 23 cirurgias, em Manaus e em São Paulo. Lembrou, ainda, que Fábio Lucena Júnior não quis seguir a carreira política do pai, que lutou contra o regime militar.

Virgílio também aproveitou para cumprimentar o procurador Manoel Pastana pelo lançamento do livro De Faxineiro a Procurador da República, autobiografia que mostra "uma história de superação, de grandeza humana, de coragem, um relato real de vitória sobre a miséria".



17/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo defende proposta que cria piso salarial para policiais e bombeiros

Acordo apressa tramitação de PEC que cria piso salarial para policiais e bombeiros

Renan Calheiros propõe acordo para acelerar votação de piso salarial dos policiais e bombeiros

Ordem do Dia começa com votação do piso salarial de policiais civis e militares

Piso salarial dos policiais é aprovado em primeiro turno; ainda falta uma votação

Osmar Dias quer acelerar votação do piso salarial nacional dos policiais