Arthur Virgílio quer produção de TV de alta definição em Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defendeu nesta segunda-feira (19) a instalação das fábricas de TVs de alta definição no Pólo Industrial de Manaus e considerou imprevidente o governo do Amazonas por exaltar os números da Zona Franca sem uma análise mais profunda. Virgílio alertou que será "um golpe mortal no Amazonas" a concessão de incentivos fiscais para que outras regiões recebam os fabricantes de TVs digitais.

VEJA MAIS

O senador Tião Viana (PT-AC), em aparte, disse que o Pólo Industrial de Manaus confirmou ter conseguido fazer do Amazonas um estado modelo na área ambiental relacionada à preservação, embora não ainda ao desenvolvimento sustentável.

Virgílio também defendeu a rediscussão do modelo da Zona Franca de Manaus, pois já é mais barato importar alguns produtos eletro-eletrônicos da China do que produzi-los no Pólo Industrial de Manaus. O senador exemplificou citando dados de produção e de importação.

- Hoje, o Pólo Industrial de Manaus produz cinco milhões de aparelhos de DVD, quando já importamos seis milhões da China. Também já caiu a produção de aparelhos de som, porque é mais barato importar da China do que produzir aqui - assinalou.

O senador amazonense também classificou como eleitoreiras as viagens do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para Virgílio, Lula "continua burlando a lei eleitoral" alegando que ainda não decidiu se tentará ou não a reeleição.

- Nós todos sabemos que ele é candidato; ele sabe que é candidato. Mas, da forma mais despudorada continuará burlando a lei eleitoral até o último minuto. É a primeira vez que alguém diz que não é candidato para usufruir de uma brecha legal - afirmou.

Artur Virgílio ainda encaminhou dois votos de pesar. O primeiro pela morte do ex-ministro Mauro Durante, que "serviu com zelo e elegância ao governo Itamar Franco". O segundo voto de pesar foi endereçado aos familiares do humorista Bussunda, falecido no último sábado na Alemanha. Os votos de pesar receberam a solidariedade dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Heloísa Helena (PSOL-AL).



19/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer que Manaus tenha exclusividade nos incentivos para produção de TV digital

Arthur Virgílio denuncia "invasão chinesa", que ameaça produção de motos de Manaus

Arthur Virgílio quer agilidade na definição dos presidentes das comissões permanentes do Senado

Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus

Arthur Virgílio homenageia 155 anos de Manaus

Arthur Virgílio destaca 159 anos de Manaus