Arthur Virgílio quer que Manaus tenha exclusividade nos incentivos para produção de TV digital
Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (6), o senador Arthur Virgílio (AM), voltou a cobrar do governo federal respeito à chamada Lei de Informática, que garante à antiga Zona Franca de Manaus o monopólio de incentivos para a produção de televisores no país. De acordo com o senador, integrantes do governo vêm demonstrando que pretendem abrir os incentivos da Lei de Informática para fabricação de televisores digitais em outros pontos do país.
Da tribuna, Arthur Virgílio citou reportagem do jornal Folha de S. Paulo em que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, apóia o monopólio do atual Pólo Industrial de Manaus, enquanto o ministro das Comunicações, Hélio Costa, defende a fabricação de TVs digitais em outras regiões do Brasil. Na interpretação do senador, o aparente impasse entre os ministros é apenas "jogo de cena" do governo federal, que pretenderia impor sua decisão.
- É jogo de cena, tudo combinado. E após o período eleitoral será desfechado o golpe de morte ao Pólo Industrial de Manaus. Não aceito esta tática - afirmou.
Arthur Virgílio cobrou respeito por parte do governo federal à Lei de Informática que garante ao Pólo Industrial de Manaus monopólio na produção de "TVs e suas evoluções tecnológicas". Caso a lei não seja respeitada, acrescentou o senador, o estado do Amazonas pode sofrer "conseqüências nefastas", pois cerca de 50 mil pessoas poderão perder seus empregos.
- Vou lutar até o fim para impedir essa violência contra uma região pobre e estratégica. Exijo que o pólo de televisores fique no meu estado - disse.06/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio quer produção de TV de alta definição em Manaus
Arthur Virgílio defende fabricação da TV digital somente em Manaus
Arthur Virgílio denuncia tentativa de retirar fabricação de TV digital de Manaus
Arthur Virgílio pede votação de PEC que prorroga incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus
Arthur Virgílio pede a PFL que reveja ação de inconstitucionalidade contra MP com incentivos sobre TV digital
Arthur Virgílio volta a defender Pólo Industrial de Manaus em relação à fabricação dos componentes da TV digital