Arthur Virgílio reafirma importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte



Em discurso nesta terça-feira (1º), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) reafirmou a importância do Polo Industrial de Manaus para o desenvolvimento do Amazonas e de toda a Região Norte do país. Ele comemorou a inauguração do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, que proporcionará a substituição do diesel usado nas usinas termelétricas do estado pelo gás natural, combustível menos poluente.

O senador explicou que o gasoduto tem 661 quilômetros de extensão e sete ramais de interligação, o que permitirá o envio de gás para grande parte do Amazonas. Dentre as cidades que já começam a beneficiar-se do gasoduto, disse Arthur Virgílio, estão Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.

- Com o gás vamos dizer adeus às geradoras térmicas que consomem diesel. O óleo será substituído pelo gás, com uma vantagem adicional: será energia limpa e evitará a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano - comemorou.

Arthur Virgílio disse ainda que a região amazônica deve receber cerca de US$ 1,8 bilhão em investimentos nos próximos três anos, para a construção de trem expresso em Manaus, obras de habitação e saneamento, construção de ponte sobre o Rio Negro, melhorias no aeroporto de Manaus e construção de estádio e outras melhorias para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, de acordo com o senador, R$ 1 bilhão será investido para alavancar o turismo no Amazonas.

Em apartes, os senadores João Pedro (PT-AM) e Jefferson Praia (PDT-AM) concordaram com a importância do Polo Industrial de Manaus para a região amazônica e com os benefícios que o novo gasoduto trará para toda a região.

Voto de aplauso

Arthur Virgílio também apresentou requerimento de voto de aplauso ao ex-governador de Minas Gerais e ex-senador Francelino Pereira, pelo lançamento do livro O Chão de Minas. O livro conta a história de Francenildo, jornalista, escritor e membro da Academia Mineira de Letras, e foi escrito por Kao Martins, Paulinho Assunção e Sebastião Martins.

Voto de pesar

O senador apresentou ainda voto de pesar pelo falecimento, em 26 de novembro, de Alfredo Idelfonso do Nascimento, conhecido como Paletó na cidade de Humaitá (AM), onde residia. Cearense, Paletó chegou a Humaitá na década de 70 e virou figura lendária na região.

- Passando a morar numa modesta residência ao lado do aeroporto local, Paletó fazia questão de cumprimentar as pessoas que embarcavam e desembarcavam no aeroporto da cidade. O apreço da população a este simples e prestativo cidadão levou a Câmara Municipal a outorgar-lhe o título de Cidadão Humaitaense - disse o senador.



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede planejamento para o pólo industrial de Manaus

Arthur Virgílio cobra solução para greve no pólo industrial de Manaus

Arthur Virgílio comemora faturamento do Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio comemora faturamento do Pólo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio diz que José Serra vai ampliar Polo Industrial de Manaus

Arthur Virgílio diz que medida provisória das ZPEs prejudica Pólo Industrial de Manaus