Arthur Virgílio: votação de vetos é um passo civilizatório
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) elogiou a realização, nesta quinta-feira (27), da sessão do Congresso Nacional destinada à votação de vetos da Presidência da República a projetos aprovados pelos deputados e senadores. Na opinião do parlamentar, trata-se de "uma conquista a ser creditada ao espírito democrático do presidente [do Senado] Garibaldi e também à pressão e ao inconformismo das oposições". Para Arthur Virgílio, a votação dos vetos presidenciais é um "passo civilizatório".
- A última palavra não pode ficar para o presidente da República. Mantendo ou derrubando o veto, com a votação a última palavra fica com o Poder Legislativo - afirmou.
Arthur Virgílio lembrou que, após a aprovação da medida provisória que criou a TV pública - durante uma madrugada e sem a presença da oposição em Plenário -, houve um "esgarçamento, quase uma ruptura" do PSDB com interlocutores do governo e com a Mesa do Senado. Mas, disse o senador, esse tipo de situação faz parte da democracia.
O senador louvou o gesto de Garibaldi de colocar em votação os vetos presidenciais. O presidente do Senado, na opinião de Arthur Virgílio, cedeu às pressões da oposição e firmou um compromisso de votar sempre os vetos presidenciais. Segundo o senador, foi firmado também acordo para que os vetos, a partir de agora, sejam votados mesmo quando não houver consenso.
- Essas votações não podem mais ser postergadas. A votação de vetos agora será automática, imediata. Os vetos terão um prazo de trinta dias para serem apreciados. Além disso, haverá um rodízio de relatorias entre governo e oposição, e assim será respeitado o valor simbólico e numérico das oposições - disse.
27/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio: derrubar vetos é prerrogativa essencial do Congresso
Arthur Virgílio defende votação de requerimentos
Arthur Virgílio desiste de obstruir votação
Arthur Virgílio defende votação da CSS antes do recesso
Arthur Virgílio diz que não acredita em votação da CPMF neste ano
ARTHUR VIRGÍLIO ANUNCIA VOTAÇÃO DO PPA NA QUARTA-FEIRA