Arthur Virgílio: derrubar vetos é prerrogativa essencial do Congresso



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou, nesta quinta-feira (22), que a sessão do Congresso Nacional destinada à leitura dos vetos do presidente da República devolve uma prerrogativa do Legislativo. Para o senador, o estranho é que o Congresso Nacional tenha se permitido ficar tanto tempo "subtraído de prerrogativa tão essencial".

O senador lembrou que, além dos vetos lidos nesta quinta-feira, há outras "centenas" deles que podem ser analisados. Mas destacou três entre os lidos: os dois que tratam das recriação das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste e o que se refere à Emenda 3 da Super-Receita.

Para Arthur Virgílio, a iniciativa de examinar os vetos presidenciais ressuscita e reforça o poder do Congresso Nacional. O senador destacou que vetar leis é parte do poder constitucional do presidente da República, mas observou que, no momento em que o Congresso não aprecia os vetos, deixa a última palavra com o presidente.

- A última palavra deveria ser do Congresso. De outra forma o presidente, que já é fortíssimo no presidencialismo, passa a ser um imperador - afirmou.



22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio: votação de vetos é um passo civilizatório

Arthur Virgílio culpa governo por paralisia do Congresso

Arthur Virgílio vai propor redução do recesso do Congresso

'Não se conhece democracia que sobreviva sem Congresso', diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio afirma que Evo Morales desrespeitou o Congresso

Arthur Virgílio: "Congresso não vai se ajoelhar" e aprovar nova CPMF