Artistas mostram vigor da arte nativista na abertura do Dia do Pajador



Um festival de pajadas abriu ontem as comemorações do Dia Estadual do Pajador em Porto Alegre, no galpão gaúcho da Assembléia Legislativa.

Artistas de Porto Alegre e do Interior se somaram à Marta Suint, pajadora argentina, e a Jose Curbelo, pajador uruguaio, eacompanhados dos acordes de dois violões recitaram suas décimas (estrofes que compõem a pajada,) homenageando o autor da lei que criou o Dia Estadual do Pajador, deputado João Luiz Vargas (PDT) e Jaime Caetano Braun, o maior pajador do Estado, falecido em 1999.

Participaram do evento o presidente da Associação dos Pajadores do Estado, Paulo Mendonça, os pajadores: Pedro Júnior da Fontoura, José Estivalete, Adão Bernardes, Jadir Oliveira, o patrão do CTG da Assembléia Legislativa, Paulo Peralta, a esposa e o filho de Jaime Caetano Braun, Aurora Braun e Cristiano Braun entre outros nativistas.

O presidente da Associação dos Pajadores do Estado, Paulo Mendonça, informou ao deputado João Luiz que no próximo sábado, no Rodeio Internacional de Vacaria, pela primeira vez, acontecerá um concurso de pajadas. “Possivelmente o concurso seja reflexo do estímulo que a lei de sua autoria está desencadeando no meio tradicionalista, de reafirmação e auto-valorização”, manifestou o tradicionalista ao deputado.

01/31/2002


Artigos Relacionados


Painéis mostram mapa das obras de arte do acervo do Metrô

Memorial do Imigrante celebra a arte brasileira de artistas argentinos

Museu de Arte de São Paulo abre mostra de gravuras de artistas brasileiros

Museu de Arte Moderna do Rio organiza projeto com obras de artistas lusófanos

Mais de 320 municípios terão novos centros de arte para formação de artistas

Cultura: Museu de Arte Contemporânea da USP exibe Volpi ao lado de artistas da atualidade