Mais de 320 municípios terão novos centros de arte para formação de artistas
Durante o Fórum de reitores do Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou a implantação de 360 centros de arte em todo o País. A previsão é de que os Centros Unificados de Arte e Esporte (CEUs) chegue à 325 municípios em dois anos. Do total, cerca de 30% dos centros já estão em obras e o primeiro será inaugurado, ainda este mês, em Pato Branco (PR).
Os chamados CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010. A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Nesse caso, o foco será o desenvolvimento dos talentos artísticos pelo interior do Brasil. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos.
A ministra disse que as prioridades de sua gestão no MinC são a democratização do acesso à cultura e a inclusão social. Explicou como vão funcionar os 360 CEUs, que deverão ser criados nos próximos dois anos em todo o País. E destacou a importância das universidades na capacitação de mão de obra para o setor cultural.
- Estão abertas as inscrições para seleção de patrocínio para eventos culturais em 2013
- Conheça locais de manifestação artística
03/09/2013 17:58
Artigos Relacionados
Municípios que não concluíram implantação de centros de assistência social terão mais prazo
Novos centros de pesquisa e formação de pesquisadores são defendidos em audiência sobre a Amazônia
Governo anuncia municípios que terão centros esportivos
Novos municípios terão telefone até setembro próximo
Ministério da Cultura divulga novos municípios que terão apoio do Usinas Culturais
Municípios paulistas terão mais de R$ 9 milhões para projetos culturais