Mais de 320 municípios terão novos centros de arte para formação de artistas



Durante o Fórum de reitores do Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou a implantação de 360 centros de arte em todo o País. A previsão é de que os Centros Unificados de Arte e Esporte (CEUs) chegue à 325 municípios em dois anos. Do total, cerca de 30% dos centros já estão em obras e o primeiro será inaugurado, ainda este mês, em Pato Branco (PR).

Os chamados CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010. A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Nesse caso, o foco será o desenvolvimento dos talentos artísticos pelo interior do Brasil. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos.

A ministra disse que as prioridades de sua gestão no MinC são a democratização do acesso à cultura e a inclusão social. Explicou como vão funcionar os 360 CEUs, que deverão ser criados nos próximos dois anos em todo o País. E destacou a importância das universidades na capacitação de mão de obra para o setor cultural.