Assembléia homenageia pajadores
Inspirador da data, Jayme Caetano Braum teve o seu talento reconhecido nos países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Considerado como grande poeta e letrista, Jayme também se destacou como repentista. Entre as suas obras estão livros como Galpão de Estância, Potreiro de Guaxos, Brasil Grande do Sul, Vocabulário Pampeano, Payador e Troveiro e 50 Anos de Poesia. Entre discos e CDs aparecem Payador, Pampa e Guitarra, Poemas Gaúchos, Paisagens Perdidas e outros.
Durante as comemorações na quarta-feira, a Assembléia gaúcha estará recebendo payadores uruguaios e argentinos como José Curbelo e Marta Suint. O deputado João Luiz Vargas, que teve a sua idéia incorporada pelo governo do Estado, entende que a homenagem do Legislativo é uma forma de apoiar e incentivar este tipo de manifestação artística, consolidada no Rio Grande do Sul através da obra de Jayme Caetano Braum.
PAYADA- A payada é uma manifestação poética em forma de repetente, com estrofes de 10 versos que rimam entre si. O payador se faz acompanhar por um violão ou às vezes sem acompanhamento, e os temas geralmente versam sobre o cotidiano das pessoas. A arte ainda hoje é forte no Uruguai e Argentina.
01/28/2002
Artigos Relacionados
Assembléia faz homenagem aos pajadores
Assembléia homenageia centenário da ACM
Assembléia homenageia Abert
Assembléia Legislativa homenageia a Certel
Assembléia homenageia defensor público
Assembléia homenageia 100 anos da CIC de Caxias do Sul