Assembléia Legislativa está na Feira do Livro
A 47ª Feira do Livro de Porto Alegre foi aberta às 17h desta sexta-feira e vai até 11 de novembro, na praça da Alfândega
Ao participar da solenidade de aberta da Feira, hoje à tarde (26.10), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), ressaltou a participação do Parlamento nesta edição. "É a primeira vez, desde o surgimento da Feira do Livro, que estamos presentes como parceiros, como expositores e também como um dos locais onde se desenvolve parte da programação paralela", citou. Na sua manifestação, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Paulo Flavio Ledur, lamentou que o novo milênio venha com a guerra no Afeganistão, mas ressaltou que " a Feira é mais amada do mundo e se caracteriza como um ato de alegria e paz".
No estande da Assembléia, serão divulgados livros já editados pela Casa e trabalhos publicados por parlamentares. Além, servirá como ponto de referência para os demais poderes do Estado e das Câmaras de Vereadores do Interior. “Será um espaço de convivência democrática e harmoniosa, um lugar em que cidadãos e cidadãs poderão tomar conhecimento de como é e como funciona a mais importante das escolas, que é a escola da democracia”.
Durante a Feira ( no dia 8 de novembro), o Legislativo vai fazer o lançamento da obra "Antologia do Sul - Poetas Contemporâneos do Rio Grande do Sul", organizada por Dilan Camargo. A obra reúne 91 poetas gaúchos que estão em plena atividade, entre eles, Zambiasi destaca o prefeito Tarso Genro, “um homem que, apesar de seus afazeres políticos e de sua rotina administrativa, ainda encontra tempo para a poesia”. Para a edição da Feira do ano que vem, o presidente já confirma a participação do Legislativo e antecipa o lançamento da Antologia da Poesia Crioula, que começa a ser organizada.
Além do estante na praça da Alfândega, o Legislativo gaúcho empresta suas dependências para a exposição do escritor e fotógrafo Juan Rulfo, do México, país homenageado pela Feira do Livro neste ano. A mostra será aberta amanhã, dia 27, às 11h, no saguão de entrada da Assembléia Legislativa. Ela reúne 104 das mais de 7 mil imagens feitas pelo fotógrafo, que retratou a cultura e o povo do interior do México.
Programação da Feira
Também haverá participação de outros países na Feira do Livro, como França, Israel, Alemanha, Itália, Portugal, Peru, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Uruguai, Equador e Argentina. A programação cultural vai destacar o estado de Minas Gerais, representado pela obra do poeta Carlos Drummond de Andrade.
O patrono da Feira é o poeta, professor e ensaísta, Armindo Trevisan. Natural de Santa Maria, Trevisan ficou conhecido com o livro A Surpresa do Ser, obra classificada como novidade da poesia brasileira em 1967. Seu trabalho mais recente, A Poesia: Uma indicação à Leitura Poética, foi lançado no ano passado.
Os organizadores estimam que a Feira deste ano vai receber a visita de mais de 1,5 milhão de pessoas e comercializar mais de 450 mil livros. O público poderá conferir um número recorde de 190 barracas, 132 vendendo livros.
10/26/2001
Artigos Relacionados
Assembléia Legislativa está na Feira do Livro
Chama Crioula está na Assembléia Legislativa
Link com serviços da Expointer está no site da Assembléia Legislativa
Nova página para pesquisa legislativa está disponível desde esta quarta-feira
Assembléia Legislativa recebe resultado do plebiscito sobre a dívida externa nesta quarta-feira
Presidente do TJ elogia iniciativa da Assembléia em participar da Feira do Livro